sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Parabéns, Shakira

Shakira faz 45 anos; veja os vários visuais da cantora | Moda & Beleza |  Gshow
E a primeira sexta-feira de fevereiro já está com cara de que vai chover novamente. Com chuva ou não hoje é dia de parabenizar a colombiana Shakira, então vida longa e próspera para ela.
 

Shakira Isabel Mebarak Ripolli nasceu em 2 de fevereiro de 1977, na Colombia. É filha de Carmen Ripoll Torrado e de William Mebarak Chadid, escritor de origem libanesa. Cresceu no norte da Colombia com 8 irmãos e irmãs.

Dona de um QI de peso (140), Shakira escreveu seu primeiro poema com 4 anos. Aos 8, assinou sua primeira letra de música que descreve a tristeza de seu pai que perdeu um dos filhos em um acidente. Estudando em escola católica, a moça canta no coral.

Em 1990, com 13 anos, Shakira é descoberta por Monica Ariza, produtora de teatro de Bogotá, que a recomenda para Ciro Vegas, dono da Sony Colombia. Depois de uma audição, assina contrato de 3 albuns e começa, na hora, a gravar o primeiro. "Magia" é lançado em 1991 mas não faz sucesso. Em 1993, "Peligro" também não é mais bem sucedido. A gravadora começa a se desesperar quando Shakira, em 1995, canta uma música "Donde Estas Corazon?", que cai no gosto do público. Ela lança então seu terceiro disco, "Pies Descalzos" que vende 5 milhões de exemplares. Em 1998, ela consegue fama no mundo inteiro com seu quarto disco, " Donde estan Los ladrones".

No mesmo ano, ela declina o convite de Steven Spielberg para atuar em "A Máscara de Zorro", argumentando que falava mal inglês.

Depois de namorar Alejandro Sanz, teve envolvimento com o ator Osvaldo Rios, e ficou noiva de Antonio de la Rua, filho do antigo presidente da Argentina. Em 2012, começa uma relação do jogador Gerard Piqué, com quem teve seu primeiro filho, Milan, nascido em 22 de janeiro de 2013. No fim de agosto de 2014, a cantora confirmou a gravidez do segundo filho do casal que, de acordo com os pais de Shakira é um outro menino.

A colombiana é cantora, compositora, dançarina e produtora e tem uma lista de grandes sucessos ao longo da carreira. O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aproveitou a data para fazer um levantamento sobre a artista e como ela se destaca no Brasil.

“Chantaje”, música gravada com o cantor Maluma, foi a mais tocada de sua autoria no país nos últimos cinco anos. Aliás, a segunda colocada desse ranking também é uma parceria com o artista colombiano, “Clandestino”. A terceira posição ficou com “Me enamoré”, uma composição de Shakira com Rayito.

Shakira tem 125 músicas e 575 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. As músicas autorais da colombiana mais gravadas por outros intérpretes até agora foram “Inevitable” e “Can’t remember to forget you”, com 10 gravações cada uma.

A artista recebe os direitos autorais pela execução pública de suas músicas no Brasil graças aos contratos de representação firmados entre as associações brasileiras e as estrangeiras.

Nos últimos cinco anos, Shakira teve quase 60% de seus rendimentos provenientes dos segmentos de Shows, Rádio e Sonorização Ambiental.

Ranking das músicas de autoria de Shakira mais tocadas no Brasil nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo).

1 – Chantaje - Shakira / Kevin Adg / Maluma / Chan El Genio / Kenai

2 – Clandestino - Shakira / Maluma / Edgar Barrera

3 - Me enamoré - Rayito (Es) / Shakira

4 - Me gusta (sample: sweat (a la la la song)) - Carlos E. Ortiz Rivera / Shakira / Ovy On The Drums / Inner Circle / Emmanuel Gazmey Santiago / Joan Antonio Gonza / Edgar Barrera

5 - Estoy aqui - Luís Fernando Ochoa / Shakira


Nenhum comentário:

Postar um comentário