quarta-feira, 16 de março de 2022

Como os Nazistas se apropriaram da Suástica

Suástica - StudHistória 

Estudar, ler sobre a História está cada dia mais difícil nesse mundo de muita informação e nada de absorção. É extremamente triste nos depararmos com alunos totalmente 'analfabetos' na Era da Informação digital. Mas, o pior é ver adultos debatendo asneiras por pura preguiça de conhecer a História. E quando o assunto é sobre o Fascismo e o Nazismo ou Socialismo e Comunismo dá vontade de esquecer a ética profissional...

A suástica é um símbolo antigo usado há mais de 3.000 anos. (Isso é anterior ao antigo símbolo egípcio, o Ankh!) Artefatos como cerâmica e moedas da antiga Tróia mostram que a suástica era um símbolo comumente usado desde 1000 A.C.

Nos mil anos seguintes, a imagem da suástica foi usada por muitas culturas ao redor do mundo, incluindo China, Japão, Índia e sul da Europa. Na Idade Média, a suástica era um símbolo bem conhecido, se não comumente usado, mas era chamado por muitos nomes diferentes.

Por causa da bandeira nazista, a suástica logo se tornou um símbolo de ódio, anti-semitismo, violência, morte e assassinato. Infelizmente, os nazistas foram tão eficazes no uso do emblema da suástica, que muitos nem sequer conhecem outro significado para a suástica.

 ''Símbolo místico de várias culturas ao redor do planeta, a suástica – ou cruz gamada, como também é conhecida – apareceu pela primeira vez na história no período Neolítico na Eurásia, há pelo menos 4 mil anos.

Através dos séculos, historiadores encontraram a figura em cerâmicas e moedas de culturas remotas, de tribos pré-colombianas até a Índia. Ela representava desde amuletos de sorte a simples ideogramas decorativos. Como apareceu em diversas culturas que não tiveram contato umas com as outras, seus sentidos são os mais variados.
O que é o Manji, a Suástica Budista de Tokyo Revengers - Critical Hits 

Na maioria das vezes, está relacionada a forças da natureza ou deuses mitológicos. Seu nome tem uma conotação positiva. Vem do sânscrito: su significa “bem” e asti, “estar”. Cada ponta representa um purushartha, um aspecto de uma vida bem vivida: prosperidade, prazer, religião e iluminação.
A Suástica Budista - A Roda da Lei
Ambas as orientações, horário e anti-horário, são usadas por diferentes escolas hindus e budistas.

Antes, no ocidente, era conhecida pelo termo grego gammadion. Era um elemento de decoração com uma vaga associação a redemoinhos, nada muito formal. Foi bastante usado em Roma também.

Nazismo e fascismo; em qual espectro do pensamento político se situam? –  Jornal Grande Bahia (JGB) 

Quando os nazistas se apropriaram do símbolo, em 1933, ele havia se tornado bastante popular no Ocidente, usado em medalhas, insígnias, decoração e logotipos de empresas. Adotada pelo Partido Nacional-Socialista de Hitler em 1920, a figura passou a integrar a bandeira nazista.

“Como nacional-socialistas, vemos em nossa bandeira nosso programa. No vermelho, a idéia social do movimento; no branco, a idéia nacionalista, e na suástica, a missão de lutar pela vitória do homem ariano, e ao mesmo tempo pelo triunfo da idéia do trabalho produtivo, idéia que é e será sempre anti-semita”, escreveu Adolf Hitler no livro Minha Luta.

Isso de ariano tem a ver com a Índia, ainda que a relação seja falsa. Os arianos foram um povo saído do Cáucaso que colonizou a Europa e a Ásia há 6 mil anos - na Índia, fundaram a civilização de Harappa e o hinduísmo védico, já usando suásticas. Hitler achava que eram os brancos originais e mais perfeitos, e que sua genética foi integralmente preservada entre os nórdicos, o que não tem nenhum fundamento científico.'' - revistaaventuranahistoria

 A misteriosa Civilização de Harappa, vale do IndoA Brief Introduction to the Ancient Indus Civilization | Harappa

Nenhum comentário:

Postar um comentário