"Há muitos casos de personagens ‘‘parecidos’’ nos quadrinhos, mas não há dois personagens mais parecidos, ou tiveram histórias mais parecidas, do que o Aquaman, da DC Comics, e o Namor da Marvel Comics.
Um deles é mais conhecido que o outro, graças a anos de desenhos animados e, mais recentemente, um filme estrelado por Jason Momoa. O outro ainda precisa de sua versão cinematográfica, ou aparecer mais em qualquer mídia fora dos quadrinhos. Apesar disso, esses dois monarcas submarinos têm muito poucas coisas em comum, além de serem apenas nobres atlantes. Conheça alguns paralelos desses dois personagens que estão vivo há décadas nos quadrinhos.
A Era de Ouro (1939 – 1955)
Namor the Sub-Mariner (Namor McKenzie) foi criado em 1939, como resposta da Timely Comics* ao Superman. Além de ser superforte, ele podia respirar debaixo d’água e voar. Filho de uma princesa Atlante e capitão do mar humano, as primeiras aventuras de Namor McKenzie era lutando contra os Estados Unidos, ameaçando inundar Nova York pelos crimes da humanidade contra o mundo. Ele só se tornou um herói mesmo quando se juntou à batalha contra as potências do Eixo em 1940.
Aquaman foi criado dois anos depois na DC Comics em 1941. Embora ele fosse outro herói submarino, era muito diferente de Namor. Inicialmente, ganhou seus poderes graças a seu pai, um famoso biólogo marinho que descobriu as ruínas de Atlântida e ensinou a seu filho (que não recebeu sequer um nome real) como respirar embaixo d’água e conversar com a vida marinha. Mas, como Namor, a maioria dos inimigos de Aquaman no início eram comandantes de submarinos nazistas e outros bandidos do Eixo.
A semelhança dos dois é essa mesma: chutar bundas de nazistas em alto-mar na Era de Outro dos Quadrinhos.
A Era de Prata (1956 – 1969)
Como foi o caso com a maioria dos super-heróis, as aventuras de Namor perderam força e público após o fim da Segunda Guerra Mundial, e seus quadrinhos foram cancelados. Ele praticamente desapareceu de cena, além de um breve reavivamento durante os anos 50 que não durou muito tempo. No entanto, Stan Lee e Jack Kirby reviveram Namor nas páginas do Quarteto Fantástico no início dos anos 60, onde ele se tornou um personagem famoso da Marvel novamente, visto como um herói e um vilão ocasional dependendo de como estava o humor dos editores.
Durante a Era de Prata, Aquaman ganhou uma história de origem inteiramente nova. Em 1958, os leitores descobriram que seu nome real era Arthur Curry, e ele era filho de uma princesa Atlante e de um faroleiro humano.
Parece com a origem do Namor? Não, imagina, DC!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário