Domingão amanheceu com um vento fresco, pássaros cantando e pelo jeito vai ser quenteeeee... O mês de fevereiro ainda tem horário de verão, odeiooooo, o carnaval vai ser em março, as aulas estão retornando... E tem livro novo nas livrarias, como a África está em evidência com o filme Pantera Negra, é sempre bom ler mais sobre os países africanos, sua história, costumes e principalmente sobre o papel das mulheres.
Lendo o jornal A Gazeta deparei-me com um comentário sobre o livro Jinga de Angola, existem vários livros sobre ela, e "segundo a autora, a professora da Universidade de Boston Linda M.
Heywood, é a primeira biografia séria a ser escrita sobre ela em
qualquer idioma. “Retratar a vida de Jinga nos dá a oportunidade de ir
além das performances culturais populares que destacam apenas um aspecto
da vida dela”, afirma Heywood."
"A rainha Jinga, que, durante o século XVII, governou o Ndongo, um reino da África central localizado onde hoje é uma parte do norte de Angola, chegou ao poder graças à bravura militar, à manipulação habilidosa da religião, à diplomacia bem-sucedida e à notável compreensão da política.
Apesar de seus feitos extraordinários e de seu reinado de décadas, comparável ao de Elizabeth I da Inglaterra, ela foi difamada por contemporâneos europeus e escritores posteriores, que a acusaram de ser uma selvagem incivilizada que encarnava o pior do gênero feminino. Na época, os europeus a retrataram como uma canibal sanguinária que não hesitava em assassinar bebês e trucidar seus inimigos. Acusaram-na também de desafiar as normas do gênero ao vestir-se como homem, liderar exércitos, ostentar haréns de homens e mulheres e rejeitar as virtudes femininas de criar e cuidar dos filhos.
Muito mais tarde, escritores do século XVIII e XIX criaram relatos fictícios sobre Jinga, retratando-a como uma mulher degenerada movida por desejos sexuais heterodoxos que se regozijava com rituais bárbaros. A vida de Jinga continuou a ser vista principalmente como uma curiosidade. Mas o registro histórico revela uma coisa diferente: foi essa mesma Jinga que conquistou o reino de Matamba e o governou-o em conjunto com o remanescente do poderoso reino de Ndongo por três décadas; desafiou treze governadores portugueses de Angola entre 1622 e 1663, mantendo seu reino independente diante de ataques implacáveis; e fez importantes alianças políticas não só com várias entidades políticas vizinhas, mas também com a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais.
Foi a mesma Jinga, cuja diplomacia religiosa possibilitou-lhe entrar em contato direto com o papa, que a aceitou como governante cristã, e estabelecer o cristianismo em seu reino. A história de Jinga é importante sob muitos aspectos diferentes. De um lado, é um capítulo significativo da história da resistência ao colonialismo. Ao longo dos quatrocentos anos de ocupação portuguesa de Angola (1575-1975), a resistência nunca cessou. O lugar de Jinga como a mais bem-sucedida entre os governantes africanos na resistência aos portugueses influenciou não apenas o colonialismo português em Angola, mas também a política de libertação e independência na Angola moderna.
A vida e a história de Jinga também tiveram implicações para as Américas. Os africanos capturados pelos portugueses ou comprados na região onde Jinga vivia e governava foram enviados como escravos para o Brasil e a América espanhola e foram os primeiros africanos a chegar às colônias norte-americanas. Esses escravos trouxeram a história e a memória de Jinga com eles. Mas a vida e as ações de Jinga transcendem a história africana e a história da escravidão na África e nas Américas. Sua história revela temas maiores de gênero, poder, religião, liderança, colonialismo e resistência."
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