domingo, 7 de julho de 2019

Dia Mundial do Chocolate

O domingo de inverno está realmente gelado, 14º C, marca a temperatura e para nós cuiabanos acostumados com o calor de 37º C é friooooo.

E nada como comemorar o Dia Mundial do Chocolate (Chocolate Day) é celebrado em 7 de julho com um copo enorme dessa delícia. Eu não sou uma chocólatra, entretanto, todos os dias tomo chocolate quente ou gelado. E se tiver em barra como também, além de sorvete, brigadeiro, bolo...
 

Não se sabe ao certo o motivo da escolha do dia 7 de julho para celebrar esta data. No entanto, acredita-se que marque a introdução do chocolate na Europa, por volta do século XV. Outrora, o chocolate só era conhecido e utilizado pelos Maias e os Astecas, civilizações originárias da América.
 

Tomar chocolate quente virou, então, símbolo de status para a aristocracia europeia e somente com a Revolução Industrial o produto foi popularizado.

Nesta data é comum o consumo de chocolates, nas suas diversas variações. Também é normal em algumas culturas a troca de chocolates entre os amigos e familiares, como um modo de celebrar esta data.

Muitas pessoas também celebram o dia 26 de março (Dia do Cacau) como Dia do Chocolate. Isto porque esta fruta é a principal matéria-prima para a produção desta deliciosa iguaria.
 

Benefícios do Chocolate

Quando consumido na quantidade certa, o chocolate (principalmente o amargo ou meio amargo) traz diversos efeitos benéficos para a saúde, como por exemplo:
 

Alivia o estresse;
Combate a ansiedade;
Ajuda o raciocínio;
Melhora o humor (liberação de serotonina);
Grande fonte de energia;
Combate a hipertensão e depressão.
 

Nos Estados Unidos, ainda é comemorado o 13 de setembro como o Dia Internacional do Chocolate.
 

Curiosidades sobre o Chocolate
 

Chocolate branco não é chocolate de verdade. Consiste numa mistura de açúcar, óleo e gordura;
Chocolate diet não é aconselhável para dieta, mas sim para diabéticos, já que apresenta baixo teor de açúcar;
Os brasileiros comem, em média, 2,5 quilos de chocolate por ano, o que faz com que o país seja o 3º mercado consumidor no mundo deste produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário