Domingão com jeito de chuva e muito calor... Ainda dá tempo para assistir um bom filme nacional que tal?
Este ano o filme Besouro completou 10(dez) anos e foi o grande ganhador do ano de 2011 nas cinco categorias no “Grande Prêmio do Cinema Brasileiro” como Melhor Maquiagem; Direção de Arte; Efeitos Especiais; Som e Edição – Ficção e indicação como melhor figurino.
Em fevereiro de 2019 foi selecionado para sessões especiais no Festival de Cinema Pan Africano – ou PAFF, na sigla em inglês – onde foi eleito o melhor filme de ficção na edição de 2011. O diretor João Daniel Tikhomiroff, que não pode receber o prêmio conquistado por seu longa em 2011, ganhou uma sessão de gala em Los Angelis.
E a maioria das pessoas sequer ouviram falar dele. Um absurdo é claro...
"Besouro conta a história do mais famoso capoeirista brasileiro, uma figura heroica e digna de mitos e lendas. Este personagem realmente existiu, e ganhou destaque ao lutar contra a opressão aos negros no Recôncavo Baiano no começo do século XX.
Manoel Henrique Pereira ganhou o apelido de ‘Besouro’ quando começou a praticar capoeira. Sua escolha pelo inseto revela suas intenções: “se um bicho preto e grande consegue voar, mesmo com essas asas minúsculas, eu também conseguirei realizar feitos inexplicáveis”. E assim o fez.
Besouro tinha apenas 24 anos quando morreu, mas até lá aprontou muito e garantiu seu lugar nas lembranças de todos os que o conheceram. Mestre capoeirista, enfrentou os brancos que ignoravam a Lei Áurea e mostrou que seu povo poderia ter não só vontade e anseios iguais aos de todo mundo, mas também uma cultura própria e igualmente rica.
Mais surpreendente mesmo foi o trabalho desenvolvido pelo coordenador de artes marciais chinês Huen-Chiu Ku – que possui em seu currículo títulos de peso, como Máquina Mortífera 4, O Tigre e o Dragão, Kill Bill e A Múmia – Tumba do Imperador Dragão. E esta experiência adquirida no cinema oriental e hollywoodiano se adaptou com tranquilidade à agilidade e ao visual buscado pelo diretor, que com estes apoios conseguiu criar uma trama à altura da figura histórica escolhida."
Nenhum comentário:
Postar um comentário