E chegou o último domingo de fevereiro e tem previsão de mais chuva... Por hora não vamos reclamar, pois em alguns dias começa o Outono e as chuvas diminuem para o desespero de todos nós. Daí vem a seca, fumaça e poeira, além do calor tão característico da região Centro-Oeste.
Eu estava procurando algo interessante para ler e acabei descobrimento o livro "O Primeiro Estupro - a morte de minha alma". Se a violência sexual é traumatizante para as mulheres que são acometidas por esse ato, imagina quando a violência é contra os homens, meninos? Pouco se comenta sobre isso, mas essa violência é muito maior do que se imagina e devemos conhecer para ajudar a combater.
"Lançada em 2020, pela Editora Chiado Books, a obra O primeiro estupro: a morte de minha alma, de Volnei Tavares, retrata um assunto que ainda hoje é considerado tabu pela sociedade: violência sexual contra homens.
Assinada pelo pseudônimo Joaquim Manoel da Silva, esta obra foi escrita a partir das observações e experiência de Tavares trabalhando como médico e sociólogo. Embora o livro seja resultado de sua criatividade, a narrativa conta com elementos reais, inspirados em personagens que o autor conheceu ao longo de sua carreira, e memórias que adquiriu neste tempo.
Durante sete anos, o sociólogo atuou como educador social na Fundação de Assistência Social e Comunitária (FASC), em Porto Alegre, onde pôde conhecer diversas histórias emocionantes. Mais tarde, o escritor passou a dar atendimento médico em hospitais, onde conheceu a brutalidade da violência sexual contra crianças.
A partir de sua experiência na área da saúde, o estudante de violino na UFPel, decidiu que precisava escrever um livro sobre este tema. Além disso, por meio de uma abordagem diferente, o autor revela um tabu iminente na sociedade: o abuso sexual contra meninos.
Por meio de uma análise minuciosa e uma linguagem emocionante, o escritor conduz o leitor a conhecer a realidade de homens que já sofreram algum tipo de violência sexual durante a infância. O especialista discute, ainda, os traumas permanentes nos corpos e mentes destas vítimas.
Disponível na Amazon, em formato Kindle, O primeiro estupro: a morte de minha alma, além do Brasil, foi lançado em Portugal, Angola e Cabo Verde, sendo amplamente elogiado pela crítica.
Confira um trecho do prefácio de O primeiro estupro: a morte de minha alma (2020):
“Sou cativo de um mundo parvo, onde a liberdade não
é mais que um sonho.
Bestas a comer minhas entranhas…
Minha aspirações mais pueris estão cerradas,
Os grilhões? São outros.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário