sexta-feira, 11 de junho de 2021

Presidente do Brasil visa fim da Obrigatoriedade do Uso de Máscaras

 COVID-19 Importância do uso de máscaras para diminuir risco de contágio -  Blog Biossegurança | Cristófoli 

Sextouuuuuu, um vento gelado balança as folhas dar árvores e uma frente fria avança sobre a cidade mais quente do Brasil. O inverno também se aproxima e mesmo que aqui em Cuiabá não tenhamos mais de três dias de baixas temperaturas, os vírus da Influenza H1N1 e da própria Covid 19 estão no ar.

Geralmente na sexta-feira eu gosto de postar algo agradável, entretanto, depois de ouvir que o presidente quer acabar com a obrigatoriedade do uso de máscaras em plena pandemia, não posso deixar de me indignar.

Mesmo já tendo tomado a 1ª dose da Astrazeneca, a 2ª dose só em Agosto/2021, então eu e muitos que sequer estão na fila da vacina temos que continuar nos protegendo. Todos, uma minoria não, já estamos sabendo que o uso da máscara diminui a forma de contágio e daí vem o presidente com essa fala sem propósito de que vai conversar com o Ministro da Saúde para determinar o não uso da máscara?

Quem quer morrer mais rápido é só parar de usar, agora os que respeitam a Vida, os Médicos e a Ciência vão usar as máscaras até quando todo o BRASIL esteja com mais de 80% ou 100% VACINADOS. Que falta de empatia e respeito com os mais de 480 mil brasileiros mortos pela Covid 19!
 

"No momento em que o Brasil atinge 480 mil pessoas mortas em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro anuncia uma pauta polêmica: o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras para aqueles já vacinados contra o vírus e para os já infectados.

Nesta quinta-feira, 10, o mandatário informou que o assunto foi discutido com Marcelo Queiroga, atual ministro da Saúde.

"Acabei de conversar com um tal de Queiroga, não sei se vocês sabem quem é, e ele vai ultimar um parecer visando a desobrigar o uso de máscara por parte daqueles que foram vacinados ou que já foram contaminados. Para tirar esse símbolo, que obviamente tem a sua utilidade para quem está infectado", afirmou Bolsonaro durante presença em evento em Brasília.

Queiroga se manifestou após a fala do presidente. Ele explicou que para que isso seja possível, é necessário que a vacinação esteja em estado avançado.

A visão dele vai de encontro com que a OMS já relatou. "No caso de um país que deseja retirar a obrigatoriedade da máscara... isso só deve ser feito no contexto de considerar tanto a intensidade de transmissão na área como o nível de cobertura vacinal", explicou Mike Ryan, especialista em emergências da OMS, durante uma conferência virtual realizada em maio de 2021.
 

Profissionais da saúde não recomendam

A opinião do presidente não segue o que é passado pelos profissionais da área da saúde. Embora os que já se recuperaram da doença tenham anticorpos, não se trata de uma proteção duradoura, afinal, existe o perigo da reinfecção e também das variantes da Covid. Assim, a máscara se torna indispensável. "

Covid-19 - Máscaras descartáveis e seus impactos no Meio Ambiente - ICC


Nenhum comentário:

Postar um comentário