quarta-feira, 23 de junho de 2021

Uma Mulher na Sociedade Brasileira de Física

 Notícias da UFSC

Pelo menos uma boa notícia no Brasil dos 504.717 mortos pela Covid 19, uma mulher foi eleita para a presidência da Sociedade Brasileira de Física. 

Isso depois de 55 anos de existência da mesma e ainda que a Ciência e a Educação no país esteja com os pés no Séc. XXI e a cabeça dos governantes e de uma minoria dos brasileiros na Idade Média, é uma excelente notícia. Nunca foi preciso tanto os Cientistas ter que provar sua importância. Viva longa e próspera para essa Cientista gaúcha que nos representa com dignidade no Brasil negacionista.
 

"Pela primeira vez na história, uma mulher foi eleita para o cargo de presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF). A escolhida é Débora Peres Menezes, que faz parte do departamento de física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde leciona desde o ano de 1992. As informações são do portal G1.


A eleição se deu na última quinta-feira, 18, sendo que o resultado foi divulgado pela universidade ontem, 21. A cerimônia de posse, que será transmitida pelas redes sociais da SBF, ocorrerá virtualmente no dia 16 de julho e, a partir de então, se seguirão dois anos de gestão.

"Ser a primeira mulher eleita é inusitado. Já deveria ter havido outras mulheres de 1966 para cá. Mas é uma honra e eu espero que eu seja só a primeira de outras mulheres que venham a assumir este cargo", declarou Menezes. Ela possui graduação e mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (USP), doutorado em Oxford na Inglaterra, além de pós-doutorado pela Universidade de Coimbra, em Portugal.


Segundo declarou a professora ao G1, candidatar-se à eleição não estava em seus planos. "Na hora de se formar a chapa se esperava que o atual vice-presidente concorresse, mas ele optou por não fazer isso. E dos membros da diretoria eu era a mais sênior", explicou.

"Acabei concordando porque veio um argumento que dizia assim: 'Você fica o tempo todo dizendo que as mulheres não têm posição de liderança e aí quando aparece uma oportunidade, muitas delas pulam fora e você vai desistir?' Esse argumento foi decisivo para eu me candidatar", disse Débora. Agora eleita, ela planeja uma gestão que fortaleça a ciência brasileira e que esteja sempre em comunicação com a sociedade"

Nenhum comentário:

Postar um comentário