Pelo menos uma boa notícia no Brasil dos 504.717 mortos pela Covid 19, uma mulher foi eleita para a presidência da Sociedade Brasileira de Física.
Isso depois de 55 anos de existência da mesma e ainda que a Ciência e a Educação no país esteja com os pés no Séc. XXI e a cabeça dos governantes e de uma minoria dos brasileiros na Idade Média, é uma excelente notícia. Nunca foi preciso tanto os Cientistas ter que provar sua importância. Viva longa e próspera para essa Cientista gaúcha que nos representa com dignidade no Brasil negacionista.
"Pela primeira vez na história, uma mulher foi eleita para o cargo de presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF). A escolhida é Débora Peres Menezes, que faz parte do departamento de física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde leciona desde o ano de 1992. As informações são do portal G1.
A eleição se deu na última quinta-feira, 18, sendo que o resultado foi divulgado pela universidade ontem, 21. A cerimônia de posse, que será transmitida pelas redes sociais da SBF, ocorrerá virtualmente no dia 16 de julho e, a partir de então, se seguirão dois anos de gestão.
"Ser a primeira mulher eleita é inusitado. Já deveria ter havido outras mulheres de 1966 para cá. Mas é uma honra e eu espero que eu seja só a primeira de outras mulheres que venham a assumir este cargo", declarou Menezes. Ela possui graduação e mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (USP), doutorado em Oxford na Inglaterra, além de pós-doutorado pela Universidade de Coimbra, em Portugal.
Segundo declarou a professora ao G1, candidatar-se à eleição não estava em seus planos. "Na hora de se formar a chapa se esperava que o atual vice-presidente concorresse, mas ele optou por não fazer isso. E dos membros da diretoria eu era a mais sênior", explicou.
"Acabei concordando porque veio um argumento que dizia assim: 'Você fica o tempo todo dizendo que as mulheres não têm posição de liderança e aí quando aparece uma oportunidade, muitas delas pulam fora e você vai desistir?' Esse argumento foi decisivo para eu me candidatar", disse Débora. Agora eleita, ela planeja uma gestão que fortaleça a ciência brasileira e que esteja sempre em comunicação com a sociedade"
Nenhum comentário:
Postar um comentário