No 77º aniversário da data, o país vive em uma guerra travada com o país vizinho, a Ucrânia, e usa frases como a 'luta contra os nazistas' para manter a narrativa de que os ucranianos, pessoas que também fizeram parte da antiga União Soviética se mantenham como 'culpados' pelos ataques russos.
Putin costuma
aproveitar datas simbólicas para colocar em prática suas ações, tendo
lançado a invasão da Ucrânia no dia seguinte ao Dia do Defensor da
Pátria, outro dia militar crucial na Rússia.
''O Dia da Vitória é celebrado anualmente em 8 de maio em todo o mundo Ocidental.
Também conhecido como Dia da Vitória na Europa ou V-E Day, esta data é uma homenagem ao fim da Segunda Guerra Mundial, com a derrota da Alemanha Nazi e a vitória do grupo de países conhecidos por Aliados.
Em 8 de maio de 1945 chegava ao fim o terrível período de seis anos que durou a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), com a derrota dos nazistas que dominavam grande parte do continente europeu na época.
Oficialmente, os Aliados haviam decidido que o V-E Day deveria ser celebrado em 9 de maio (data oficial da rendição alemã), mas a imprensa da época antecipou a notícia da vitória e popularizou o 8 de maio como o Dia da Vitória.
A Rússia, no entanto, manteve o acordo inicial dos Aliados e celebra o dia da Grande Guerra Patriótica (combate decisivo contra a Alemanha Nazista) em 9 de maio.
O mundo ainda celebra o V-J Day, data que marca a grande vitória sobre o Império do Japão durante a Segunda Guerra Mundial, em 15 de agosto de 1945.
Neste caso, em algumas localidades dos Estados Unidos, o “Victory Day”, como ficou conhecido o V-J Day, é considerado um feriado estadual, celebrado anualmente na segunda segunda-feira de agosto.''
Nenhum comentário:
Postar um comentário