quinta-feira, 12 de maio de 2022

Paranapiacaba - Uma Vila Inglesa em Santo André/S. Paulo

 Paranapiacaba: Vila Inglesa é opção de passeio para famílias

 O Brasil tem alguns lugares que salta aos olhos e a Vila de Paranapiacaba é um deles. Eu confesso que nunca tinha ouvido falar até ler sobre a construção da ferrovia Santos- Jundiaí ou descobrir que lá acontece todos os anos uma Convenção de Bruxas/Bruxos. E claro que fui pesquisar e além de ser uma antiga Vila Inglesa, com uma História fascinante, ainda está localizada na Serra do Mar. Tem até as famosas histórias de assombrações e que agora no Outono fica encoberta por uma neblina fantasmagórica. Não consigo entender porque não se fala do turismo para lá e que eu adoraria ir passar uns dois dias para apreciar tudo que existe de melhor.

 

''Paranapiacaba ("lugar de onde se vê o mar", em tupi-guarani) está localizada em local onde, durante os dias claros, os indígenas que passavam por ali avistavam o mar, depois de subir a Serra do Mar rumo ao planalto. No século XIX, naquele caminho íngreme utilizado pelos índios, desde os tempos pré-coloniais, seria construída uma estrada de ferro que mudaria a paisagem do interior paulista.

 Arqueóloga descreve vida e costumes de Paranapiacaba

A expansão da cultura do café no Vale do Paraíba (estados do Rio de Janeiro e São Paulo) determinou a construção da Ferrovia Santos-Jundiaí. A próxima região ocupada pela cultura cafeeira seria o oeste paulista, no interior do Estado e tornou-se urgente encontrar um meio de escoar o café com maior facilidade para o Porto de Santos. Os primeiros estudos para a implantação da ferrovia começaram em 1835 e, a partir de 1850, o projeto começou a sair do papel, por iniciativa do Barão de Mauá. 

 Não ao Centro Logístico em Paranapiacaba | O Bugio 

A Vila de Paranapiacaba situa-se onde se instalou o Centro de Controle Operacional e Residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway, que realizava o transporte de passageiros e da produção de café das fazendas paulistas para o Porto de Santos. Assim, a ocupação dessa região está associada à construção da Ferrovia Santos-Jundiaí, a partir de 1860, com as obras comandadas pelo engenheiro inglês Daniel M. Fox. 

 Museu Castelinho (Paranapiacaba) - ATUALIZADO 2022 O que saber antes de ir  - Sobre o que as pessoas estão falando - Tripadvisor

Após a inauguração da ferrovia, em 1867, o acampamento passou a ser utilizado pelos operadores e mantenedores da maquinaria e do tráfego ferroviário. Assim, construiu-se a Estação Alto da Serra, primeiro nome dado ao lugarejo. Devido à sua localização, último ponto antes da descida da serra, a vila começou a ganhar importância. Na mesma época, em torno da Estação São Bernardo, surgia futura cidade de Santo André, à qual pertence à Vila de Paranapiacaba. 

 Museu Tecnológico Ferroviário de Paranapiacaba em Santo André: 2 opiniões e  20 fotos

A ocupação no interior do Estado se consolidou graças à estrada de ferro. O comércio e a produção agrícola aumentaram significativamente e a ferrovia começou a ser duplicada. Paralelamente às obras de duplicação, a vila também era modificada. No alto de uma colina, os ingleses construíram a casa do engenheiro-chefe, chamada de Castelinho, de onde toda a movimentação no pátio ferroviário poderia ser observada. Nessa época, também foi erguida a Vila Martim Smith com casas em estilo inglês, de madeira e telhados em ardósia, para servir de moradia aos funcionários da empresa. 

Paranapiacaba | Os Memorialistas

Em 1900, o novo sistema de planos inclinados é inaugurado e recebe o nome de Serra Nova. Do outro lado da estrada de ferro, a Parte Alta de Paranapiacaba, que não pertencia à companhia, seguia padrões arquitetônicos diversos daqueles da vila inglesa. Até meados da década de 1940, os moradores do local viviam como uma grande família na vila bem cuidada, com ruas arborizadas e casas pintadas. O Clube União Lira Serrano - centro de uma intensa atividade sociocultural - promovia bailes, jogos de salão, competições esportivas, encenações teatrais, exibições de filmes e concertos da Banda Lira. 

 Clube União Lyra Serrano – Turismo Santo André

O período de concessão da empresa São Paulo Railway Co. terminou em 1946, e todo seu patrimônio é incorporado ao da União, fato apontado pelos antigos moradores como o início da decadência da vila. Com a desativação parcial do sistema funicular, na década de 1970, parte dos funcionários é dispensada ou aposentada e outros são contratados, para cuidar do novo sistema de transposição da serra, a cremalheira-aderência.''

 Paranapiacaba recebe a 15ª edição da Convenção das Bruxas e Magos

Nenhum comentário:

Postar um comentário