A família Real Brasileira é muito discreta e tem gente que nem sabe que existem descendentes de D. Pedro II por aqui.
Os dois principais ramos da Família Real brasileira na atualidade são:
- o de Petrópolis, formado por descendentes de D. Pedro de Alcântara, filho mais velho da princesa Isabel, que renunciou à herança do título por ter se casado com uma condessa que não tinha sangue real essa renúncia se estende até hoje a todos os descendentes;
- o de Vassouras, que tem sua origem em D. Luis Maria Filipe, o segundo filho, que manteve o título.
Petrópolis e Vassouras têm, em geral, posturas políticas muito diferentes. Mas, dos dois lados, com ou sem laudêmio, os bisnetos, trinetos e tataranetos da princesa Isabel trabalham para viver. São economistas, químicos, engenheiros de produção, advogados, psicólogos, arquitetos.
Eles continuam procurando pessoas da nobreza para se casar, uma tradição que os mantém próximos da realeza global. Dom João, por exemplo, é filho de uma princesa egípcia, Fátima Scherifa Chirine, e primo de Juan Carlos, rei da Espanha até 2014. Já dona Maria, mãe de Luiz, Bertrand e Antônio, era neta do último rei que governou a Alemanha. A própria princesa Isabel, no século 19, havia ligado a casa de Bragança aos Orleans, antigos reis franceses, ao se casar com o conde d’Eu.
''Dom Bertrand, trineto de Dom Pedro II, último imperador do Brasil, comemorou o aniversário de 84 anos de Dom Luiz de Orleans e Bragança, nesta segunda-feira, 6.
Dom Luiz Gastão Maria José Pio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança nasceu em 6 de junho de 1938, em Balneário De Mandileu-la-Napoule, na França.
O site 'Monarquia' explica que ele é "primogênito dos doze filhos do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e de sua esposa, a Princesa Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança".
Ativo nas redes sociais, Dom Bertrand usou a sua conta no Twitter para agradecer as felicitações recebidas no dia em que celebra os 84 anos de vida de Dom Luiz de Orleans e Bragança.
Em uma mensagem que conta com o título 'Mensagem do do Príncipe Imperial do Brasil aos brasileiros, monarquistas e amigos', o trineto do nosso último imperador agradeceu a 'gentil lembrança' na data.
"Aos caros brasileiros, monarquistas e amigos,
Em nome do nosso caro irmão, o príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, chefe da Casa Imperial do Brasil, agradecemos pelos bons votos formulados, aos presentes e as orações oferecidas por ocasião do transcurso de seu 84° aniversário natalício. A gentil lembrança, em todo o Brasil e igualmente no exterior, muito tocou a Dom Luiz, assim como a todos nós da família imperial.
Durante seus quase 41 anos na chefia da Casa Imperial, Dom Luiz deu exemplo luzidio e contínuo do que é ser, de juri, imperador do Brasil. Pois ser imperador de juri não é ser mero (pretendente), mas sim a porta estandarte de um ideal e de sacrifícios e serviço, indicando aqueles que lhe são leais o caminho rumo à restauração da monarquia em nossa pátria.
Que nossa Senhora da Conceição Aparecida, rainha e padroeira do Brasil, os recompense a todos, nos abençoe e nos preste sempre o seu inestimável auxílio", diz o comunicado.''
Nenhum comentário:
Postar um comentário