domingo, 29 de julho de 2012

Cidade de Olímpia na Grécia

É uma cidade da Grécia   famosa por ter sido o local onde se realizavam os Jogos Olímpicos da Antiguidade  até sua supressão em 394 pelo imperador romano Teodósio I  -  jogos estes que só foram igualados em importância aos seus equivalentes realizados em Delfos, os Jogos Pítios.

O estudo arqueológico de Olímpia começou com a descoberta do local em 1766 pelo  antiquário  inglês Richard Chandler, embora o a região não começasse a ser escavada senão em 1829, quando os franceses  trouxeram à luz a área dos templos e arredores.

Mais tarde, no final do século, arqueólogos alemães  continuaram o trabalho na parte central do santuário, acabando por descobrir estatuária do Templo de Zeus, a Nike de Peônio,  o Hermes de Praxíteles  e muitos bronzes, num total de 14 mil objetos que hoje são expostos no Museu Arqueológico de Olímpia. 

Os trabalhos continuaram no início do século XX, embora de forma mais limitada. Em meados do século foi escavado o estádio onde tinham lugar as competições de corrida, o estúdio de Fídias, o Leonidaion e os muros norte do estádio, bem como a área sudeste do santuário, onde foram encontrados muitos bronzes e cerâmicas.  Nos anos 70 e 80  novas escavações trouxeram à luz tumbas,  o Prytaneion e o Pelopion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário