quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A Rendição Japonesa

Hoje é o aniversário de 67 anos da rendição incondicional do Japão, marcando o fim da Segunda Guerra Mundial. No dia 15 de agosto de 1945, seis dias após o bombardeio de Nagasaki e depois de muita luta interna, o Imperador Hirohito anunciou através da rádio ao povo japonês, que o Japão iria depor as armas.
A rendição incondicional ocorreu quase quatro anos após o ataque às forças militares dos EUA em Pearl Harbor, no Havaí, e mais de uma década após o início das operações militares na Manchúria, China.
A assinatura oficial do armistício ocorreu em 2 de setembro de 1945, a bordo do navio de guerra USS Missouri na baía de Tóquio, quando o general Umezu Yoshijiro assina o documento de rendição em nome das Forças Armadas do Japão.


Todos os anos, uma celebração é feita na baía de Tóquio e no Budokan Hall (Salão de Artes Marciais), em memória das vítimas da Segunda Guerra Mundial, reunindo milhares de pessoas, entre eles, veteranos de guerra, parentes das vítimas, turistas estrangeiros e locais, além das presenças ilustres do Imperador Akihito e outros membros do governo como o primeiro ministro Naoto Kan.



Nenhum comentário:

Postar um comentário