sábado, 11 de agosto de 2012

Colégio D. Pedro II


A instituição foi fundada em decorrência da reorganização do antigo Seminário de São Joaquim, conforme projeto apresentado à regência de Araújo Lima (1837 - 1840) pelo então ministro Bernardo Pereira de Vasconcelos.

 Inaugurado em 1837, na data de aniversário do imperador-menino (2 de dezembro), foi denominado Imperial Colégio de Pedro II. O ato foi oficializado por Decreto Regencial a 20 desse mesmo mês, e as aulas se iniciaram em março do ano seguinte (1838).

As suas instalações sediavam-se na antiga Rua Larga (atual Av. Marechal Floriano), no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, cujas salas de aula funcionam até aos nossos dias.

A maioria dos alunos pertencia à elite econômica e política do país, apesar de haver a previsão para estudantes destituídos de recursos.

Imbuído dos valores europeus de civilização e progresso, os alunos do Imperial Colégio saíam com o diploma de Bacharel em Letras,aptos a ingressar nos cursos superiores, em especial nos de Direito.

A partir de 1857 a instituição dividiu-se em Internato e Externato, sendo a primeira modalidade instalada no bairro da Tijuca no ano seguinte (1858), onde permaneceu até 1888, quando as suas dependências foram transferidas para o Campo de São Cristóvão (Unidade São Cristóvão).

A tradição de excelência em educação da instituição foi reconhecida pelo Governo Federal Brasileiro em 1998, quando o colégio recebeu o Prêmio Qualidade por seu projeto de Qualidade Total na área de Educação.

Visando atender a grande demanda pelo ensino médio foi inaugurada em 1999 uma nova unidade em São Cristóvão (U.E. São Cristóvão III).

O Colégio mantém convênios com instituições públicas e privadas, como o Observatório Nacional, a Petrobrás, a Fiocruz, o Museu Nacional (UFRJ) e outras, oferecendo estágios e complementação de estudos aos seus alunos. Oferece ainda cursos técnicos - integrados ao Ensino Médio regular - nas áreas de Meio-ambiente (unidade São Cristóvão), e de Informática (unidades São Cristóvão, Engenho Novo e Tijuca). A partir de 2012 oferecerá o curso de Música (unidade Realengo).

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário