sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Finalmente, o Muro de Berlim Caiu

 Ao final do dia 9 de Novembro de 1989, uma conferência para jornalistas em Berlim Oriental, passou à História quando o recém-empossado porta-voz do governo da RDA (República Democrática Alemã) confirmou que havia sido emitido um comunicado do governo do país, no qual se determinava o fim da proibição de visitas de cidadãos da Alemanha Oriental ao território da República Federal da Alemanha, nomeadamente na cidade de Berlim.

A declaração de Gunter Schabowski, ministro responsável pela propaganda, foi precipitada, pois a comunicação deveria ser divulgada apenas no dia seguinte. O responsável alemão, induziu toda a cidade de Berlim em erro ao afirmar que a determinação do governo entrava em vigor imediatamente.

Nessa altura, o perigo de um banho de sangue foi real e extraordinariamente elevado. Como a autorização para passar a fronteira só deveria entrar em vigor no dia seguinte, os guardas da fronteira não tinham sido avisados.

 Quando primeiro centenas e depois milhares de alemães se aproximaram dos postos fronteiriços os guardas não sabiam o que fazer. A possibilidade de um banho de sangue foi real, mas o sangue frio prevaleceu.

A população arremeteu não somente contra os pontos de passagem, mas também directamente contra as secções mais vulneráveis do muro.

À Meia-noite, já havia pessoas com picaretas e outros utensílios a partir os blocos de concreto que constituíam as paredes do muro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário