sábado, 17 de novembro de 2012

Palácio de Cristal - Petrópolis

O centro histórico da cidade de Petrópolis no Rio de Janeiro,  nos dá a impressão que ainda estamos vivendo no Brasil Império. A foto acima, foi tirada nos jardins do Palácio de Cristal e me senti uma dama antiga diante daquele monumento histórico.

 Localizado na antiga praça da Confluência foi construído nas Oficinas da Sociedade Anônima de Saint-Sauvers Les Arras, na França em 1879, para a Associação Hortícola de Petrópolis, da qual era presidente o Conde D’Eu, marido da Princesa Isabel, destinado a servir de local para exposições e festas. Foi inaugurado em 1884.
 A sua mais bela festa foi realizada no domingo de Páscoa de 1888, na qual a princesa Isabel junto a seus filhos, entregou cartas de alforria a escravos, a maioria indenizando os seus senhores com notável campanha desenvolvida na cidade.

A intenção do Conde e da Princesa Isabel era utilizar o local como espaço para exposições de flores, frutos e pássaros. 

Em 1938 o palácio foi coberto por folhas-de-flandres e tijolos  para abrigar o Museu Histórico de Petrópolis,  que mais tarde seria transferido para onde hoje funciona o Museu Imperial de Petrópolis. 

Em 1957  o palácio foi tombado   pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional,  mas ele continuou coberto. Paredes similares às originais foram colocadas no ano da comemoração do centenário do palácio, em 1984.

O Palácio de Cristal é utilizado para exposições e eventos, como a Bauernfest,  festa anual em homenagem aos colonos alemães de  Petrópolis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário