segunda-feira, 30 de julho de 2012

Bossa Nova

 Movimento que ficou associado ao crescimento urbano brasileiro - impulsionado pela fase desenvolvimentista da presidência de Juscelino Kubitschek (1955-1960) -, a bossa nova iniciou-se para muitos críticos quando foi lançado, em agosto de 1958, um compacto simples do violonista baiano João Gilberto (considerado o papa do movimento), contendo as canções Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e Bim Bom (do próprio cantor).

 Em 1959, era lançado o primeiro LP de João Gilberto, Chega de saudade, contendo a faixa-título - canção com cerca de 100 regravações feitas por artistas brasileiros e estrangeiros. A partir dali, a bossa nova era uma realidade. Além de João, parte do repertório clássico do movimento deve-se as parcerias de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Consta-se, segundo muitos afirmam, que o espírito bossa-novista já se encontrava na música que Jobim e Moraes fizeram, em 1956, para a peça Orfeu da Conceição, primeira parceria da dupla, que esteve perto de não acontecer, uma vez que Vinícius primeiro entrou em contato com Vadico, o famoso parceiro de Noel Rosa e ex-membro do Bando da Lua, para fazer a trilha sonora. É dessa peça, baseada na tragédia Grega Orfeu, uma das belas composições de Tom e Vinícius, "Se todos fossem iguais a você", já prenunciando os elementos melódicos da Bossa Nova.

Além de Chega de saudade, os dois compuseram Garota de Ipanema, outra representativa canção da bossa nova, que se tornou a canção brasileira mais conhecida em todo o mundo, depois de Aquarela do Brasil (Ary Barroso), com mais de 169 gravações, entre as quais de Sarah Vaughan, Stan Getz, Frank Sinatra (com Tom Jobim), Ella Fitzgerald entre outros. É de Tom Jobim também, junto com Newton Mendonça, as canções Desafinado e Samba de uma Nota Só, dois dos primeiros clássicos do novo gênero musical brasileiro a serem gravados no mercado norte-americano a partir de 1960.

domingo, 29 de julho de 2012

Cidade de Olímpia na Grécia

É uma cidade da Grécia   famosa por ter sido o local onde se realizavam os Jogos Olímpicos da Antiguidade  até sua supressão em 394 pelo imperador romano Teodósio I  -  jogos estes que só foram igualados em importância aos seus equivalentes realizados em Delfos, os Jogos Pítios.

O estudo arqueológico de Olímpia começou com a descoberta do local em 1766 pelo  antiquário  inglês Richard Chandler, embora o a região não começasse a ser escavada senão em 1829, quando os franceses  trouxeram à luz a área dos templos e arredores.

Mais tarde, no final do século, arqueólogos alemães  continuaram o trabalho na parte central do santuário, acabando por descobrir estatuária do Templo de Zeus, a Nike de Peônio,  o Hermes de Praxíteles  e muitos bronzes, num total de 14 mil objetos que hoje são expostos no Museu Arqueológico de Olímpia. 

Os trabalhos continuaram no início do século XX, embora de forma mais limitada. Em meados do século foi escavado o estádio onde tinham lugar as competições de corrida, o estúdio de Fídias, o Leonidaion e os muros norte do estádio, bem como a área sudeste do santuário, onde foram encontrados muitos bronzes e cerâmicas.  Nos anos 70 e 80  novas escavações trouxeram à luz tumbas,  o Prytaneion e o Pelopion.

Águia Americana

 A águia-de-cabeça-branca, águia-careca, águia-americana ou pigargo-americano (Haliaeetus leucocephalus) é uma águia nativa da América do Norte e o símbolo nacional dos Estados Unidos da América.

Seu comprimento está em torno de 1,1 m e a envergadura varia entre 1,9 m a 2,50 m. Suas asas são quadrangulares, com as extremidades penteoladas. Seu pio é cacarejado, chiado e áspero.

Ela constrói seu ninho na copa de árvores, utilizando galhos, gravetos e grama seca. A cada ano que passa a águia vai aumentando o seu ninho. Em uma ninhada ocorre 2 ovos e a incubação dura um mês e meio. Desses dois ovos, apenas um dos filhotes sobrevive, pois os pais acabam por alimentar o filhote mais velho; uma vez que a eclosão de um ovo para o outro possui uma diferença de tempo de aproximadamente de Três dias à uma semana.

Elas formam casais permanentes e quando os filhotes conseguem voar e caçar sozinhos, são expulsos do ninho pelos pais que lhes negam alimento.

sábado, 28 de julho de 2012

Os Primeiros Jogos Olímpicos

 A data mais aceita para o início dos Jogos Olímpicos antigos é 776 a.C., que é baseada em inscrições, encontradas em Olímpia, dos vencedores de uma corrida a pé realizada a cada quatro anos a partir de 776 a.C.Os Jogos Antigos destacaram provas de corrida, pentatlo (que consiste em um evento de saltos, disco e lança-dardo, uma corrida a pé e luta), boxe, luta livre, e eventos equestres.Diz a tradição que Coroebus, um cozinheiro da cidade de Elis, foi o primeiro campeão olímpico.

As Olimpíadas foram de fundamental importância religiosa, com eventos esportivos ao lado de rituais de sacrifício em honra tanto a Zeus (cuja famosa estátua por Fídias estava em seu templo em Olímpia) quanto a Pélope, o herói divino e rei mítico de Olímpia. Pélope era famoso por sua corrida de bigas com o Rei Enomau de Pisatis. Os vencedores das provas foram admirados e imortalizados em poemas e estátuas. Os Jogos eram realizados a cada quatro anos, e este período, conhecido como uma Olimpíada, foi usado pelos gregos como uma das suas unidades de medição do tempo. Os Jogos foram parte de um ciclo conhecido como os Jogos Pan-Helénicos, que incluem os Jogos Píticos, os Jogos de Neméia, e os Jogos Ístmicos.

Os Jogos Olímpicos chegaram ao seu apogeu entre os séculos VI e V a.C., mas, depois, perderam gradualmente em importância enquanto os romanos ganharam poder e influência na Grécia. Não há consenso sobre quando os Jogos terminaram oficialmente, a data mais comum, é 393 d.C., quando o imperador Teodósio I declarou que todas as práticas e cultos pagãos seriam eliminados.Outra data já é de 426 d.C., quando seu sucessor Teodósio II ordenou a destruição de todos os templos gregos. Após o fim dos Jogos Olímpicos, não foram realizados novamente até o final do século XIX.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Real Polícia Montada do Canadá

 A corporação canadense é a única do mundo em manter um policiamento federal, estadual e municipal numa só organização em todo o Canadá. A Polícia Montada do Canadá fornece o serviço de policiamento federal para todo o Canadá e serviços de policiamento sob contrato para os três territórios, oito províncias, mais de 190 municípios, 184 comunidades aborígenes e três aeroportos internacionais.

A RCMP foi fundada em 1920 através da fusão da Royal Northwest Mounted Police (Real Polícia Montada do Noroeste, fundada em 1873) com a Dominion Police (fundada em 1868). O primeiro foi originalmente chamado de North-West Mounted Police (Polícia Montada do Norte-Oeste) e foi dada o prefixo Royal (em português: Real) pelo Rei Eduardo VII do Reino Unido em 1904. Grande parte da atual organização e o simbolismo foi herdado durante a época da Real Polícia Montada do Noroeste, incluindo a distinta vestimenta dos policiais, o patrimônio paramilitar e mitos existentes, como uma proteção de fronteira. As sigla RCMP/GRC é uma marca registrada descrita em lei.

Sob sua jurisdição federal, a RCMP prevê o policiamento em todo o Canadá, incluindo Ontário e Quebec que possuem suas próprias polícias provinciais, operações federais para o cumprimento da lei, incluindo assim o combate ao crime comercial, falsificação, tráfico de drogas, integridade das fronteiras, crime organizado e outros assuntos relacionados como combate ao terrorismo e segurança interna, fornecendo serviços de proteção para o monarca, o Governador Geral, Primeiro-Ministro, suas famílias e residências, outros ministros da Coroa, dignitários, missões diplomáticas e participação em várias campanhas internacionais de policiamento.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Teatro Scala de Milão

O Teatro alla Scala foi construído por determinação da imperatriz Maria Teresa da Áustria, para substituir o Teatro Regio Ducale, destruído por um incêndio em 1776, devendo seu nome à igreja de Santa Maria alla Scala que antes se erguia no local.

Obra do arquiteto neoclássico Giuseppe Piermarini, foi inaugurado em 3 de Agosto de 1778 com a opera de Antonio Salieri, L'Europa riconosciuta, com libreto de Mattia Verazi.

Com o advento de Rossini em 1812 (La pietra del paragone), o Scala tornou-se o centro do melodrama italiano. O repertório rossiniano até 1825 compreende: Il turco in Italia, La Cenerentola, Il barbiere di Siviglia, La donna del lago, Otello, Tancredi, Semiramide, Mosé.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

AMIGOS

Eu Tenho AMIGOS que Merecem Respeito.


Amigos em cuja companhia nos divertimos há 27 anos.
Os amigos  que estão sempre ao nosso lado.
Amigos em cuja companhia sentimos prazer e vivemos aventuras incríveis.
Amigos com quem comungamos a mesma Fé.
Amigos de profissão onde Ensinar é um grande desafio.
Amigos mais novos e extremamente competentes.

Palácio do Catete




A edificação foi erguida como residência da família do cafeicultor luso-brasileiro António Clemente Pinto, Barão de Nova Friburgo, na então capital do Império do Brasil. Era denominado Palacete do Largo do Valdetaro, bem como Palácio de Nova Friburgo.
Com projeto do arquiteto alemão Carl Friedrich Gustav Waehneldt, datado de 1858, os trabalhos tiveram início com a demolição da antiga casa de número 150 da Rua do Catete. A construção terminou oficialmente em 1866, porém as obras de acabamento prosseguiram ainda por mais de uma década.
Após o falecimento do barão e da baronesa, o filho destes, Antônio Clemente Pinto Filho, o Conde de São Clemente, vendeu o imóvel em 1889, pouco antes da Proclamação da República do Brasil, para um grupo de investidores, que fundou a Companhia Grande Hotel Internacional. Este empreendimento, entretanto, não teve sucesso em transformar o palácio em um hotel de luxo. Devido à crise econômica da virada do século XIX para o XX (encilhamento), o empreendimento veio a falir, sendo os seus títulos adquiridos pelo conselheiro Francisco de Paula Mayrink, que, cinco anos mais tarde, quitou as dívidas junto ao então denominado Banco da República do Brasil.
À época, a sede do Poder Executivo do Brasil era o Palácio do Itamaraty no Rio de Janeiro. Em 1897, o presidente Prudente de Morais adoeceu e, entrementes, assumiu o governo o vice-presidente, Manuel Vitorino, o qual fez adquirir o palácio e ali fez instalar a sede do governo. Oficialmente, o palácio foi sede do Governo Federal de 24 de fevereiro de 1897 até 1960 quando a capital e o Distrito Federal foram transferidos para Brasília.
Vários eventos históricos aconteceram nas salas do palácio, tais como a morte do presidente Afonso Pena, em 1909; a assinatura da declaração de guerra contra a Alemanha em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial; a visita e hospedagem do cardeal Pacelli, futuro papa Pio XII, em 1934; a declaração de guerra contra oEixo, na Segunda Guerra Mundial, em 1942; o suicídio do presidente Getúlio Vargas, em 1954, com um tiro no coração, em seu aposento no terceiro andar do palácio, entre outros.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Dia Mundial do Rock

Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra e na Filadélfia, nos Estados Unidos.

 O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia e contou com a presença de artistas como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath.

Foi transmitido ao vivo pela BBC para diversos países e abriu os olhos do mundo para a miséria no Continente africano. 20 anos depois, em 2005, Bob Geldof organizou o Live 8 como uma nova edição, com estrutura maior e shows em mais países com o objetivo de pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres erradicar a miséria do mundo.

No Live 8 o Grupo de Rock Britânico Pink Floyd tocou junto, depois de 20 anos de separação.

Desde então, o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock

terça-feira, 10 de julho de 2012

O Pai do 007

 Ian Lancaster Fleming (Canterbury, 28 de Maio de 1908Cantuária, 12 de Agosto de 1964) foi um jornalista, escritor e agente do serviço secreto britânico durante a Segunda Guerra Mundial. Tornou-se célebre por ter criado o personagem James Bond, mais conhecido como 007.

Durante a segunda guerra mundial, Fleming foi designado ao serviço de inteligência na Marinha britânica e devido aos seus conhecimentos e facilidade com idiomas, serviu como assistente pessoal do Almirante John H. Godfrey, cujo perfil serviu parcialmente como modelo para o desenvolvimento da personagem "M", o superior hierárquico de James Bond. No início da II Guerra Mundial, Ian Fleming e outros propuseram uma desinformação ao nazistas em que o mago Aleister Crowley,o astrólogo Louis de Wohl  teriam ambos ajudado o MI6 como agentes, infiltrando junto ao astrólogos oficiais nazistas para ludibriar Rudolf Hess, implantando informações em documentos secretos com a falsificação de horóscopos. Eles faziam parte de uma Operação desenvolvida baseada no livro “Flying Visit”, do irmão mais velho de Fleming, o escritor Peter Fleming  também um agente infiltrado cognominado por “Lantern” da organização "The Seven Circle"  do spymaster e mágico Maskmelin  que os recrutavam como agentes, todos infiltrados nos Serviços Secretos da organização MI6,que poderiam então passar ao longo informações falsas sobre uma alegada pró-alemão círculo na Grã-Bretanha.

 O governo abandonou esse plano quando Hess voou para a Escócia. No entanto, com o seu avião falhando sobre Eaglesham, foi capturado. Fleming então sugeriu usar Crowley como um interrogador para determinar a influência da astrologia com outros líderes nazistas, mas seus superiores rejeitaram esse plano. Em algum momento, Fleming também sugeriu que a Grã-Bretanha poderia usar Linguagem enoquiana como um código, a fim de plantar provas entre os nazistas.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Geração Beat

 O autor Jack Kerouac introduziu a frase "Geração Beat" em 1948, generalizada do seu círculo social para caracterizar o submundo de juventude anti-conformista, reunida em Nova Iorque naquele tempo. O nome surgiu numa conversa com o novelista John Clellon Holmes (que publicou um romance sobre a Geração Beat, Go, em 1952), junto com um manifesto no The New York Times: "This Is the Beat Generation". Em 1954, Nolan Miller o seu terceiro romance, Why I Am So Beat, relatando as festas de fim-de-semana de quatro estudantes.

 O adjetivo "beat" foi introduzido ao grupo por Herbert Huncke, embora Kerouac tenha expandido o significado do termo. "Beat" fazia parte do calão do submundo – o mundo dos vigaristas, toxicodependentes e pequenos ladrões, onde Ginsberg e Kerouac procuraram inspiração. Beat era o calão para "beaten down" ou "downtrodden", ambas expressões que podem significar oprimido, rebaixado, espezinhado. Mas para Kerouac, tinha uma conotação espiritual. Outros adjetivos discutidos por Holmes e Kerouac foram "found" (encontrado, achado) e "furtive" (furtivo). Kerouac alegou que ele tinha identificado (e incorporado) uma nova tendência análoga à influente Geração Perdida.

Em uma manhã do ano de 1953, um grupo de amigos e amigas, trabalhadores e operários em sua maioria – alguns vadios, é verdade –, partilham uma garrafa de vinho, que passa de mão em mão. Assim, com poucos personagens, tem início Geração Beat, peça que Jack Kerouac (1922-1969) escreveu em 1957 – ano do estrondoso sucesso de On the Road – e que só agora vem a público.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

A Estátua da Liberdade nos Estados Unidos

A Estátua da Liberdade , é um monumento inaugurado em 28 de outubro de 1886, construído em uma ilha na entrada do Porto de Nova Iorque.

O Monumento comemora o centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos da América e é um gesto de amizade da França para com os Estados Unidos. Projetada e construída pelo escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi (1834-1904), que baseou-se no Colosso de Rodes para edificá-la. Para a construção da estrutura metálica interna da estátua, Bartholdi contou com a assistência do engenheiro francês Gustave Eiffel, mesmo arquiteto da Torre Eiffel.

Tornou-se patente que ele incorporara símbolos da Maçonaria em seu projeto - a tocha, o livro em sua mão esquerda, e o diadema de sete espigões em torno da cabeça, como também a tão evidente inspiração ligada à deusa Sophia, que compõem o monumento como um todo. Isto, talvez, não era uma grande surpresa, visto ele ser maçom.

A estátua mede 46,50 metros (92,99 metros contando o pedestal). O nariz mede 1,37 metros. O conjunto pesa um total de 24.635 toneladas, das quais 28 toneladas são cobre, 113 toneladas são aço, e 24.493 toneladas de cimento no pedestal. Com as suas 24.635 toneladas, é atualmente a estátua mais pesada do mundo, segundo o Guinness Book.

São 167 degraus de entrada até o topo do pedestal, mais 168 até a cabeça e por fim outros 54 degraus levam até a tocha, o que, somados, consistem em um total de 389 degraus.

terça-feira, 3 de julho de 2012

O Pianista

Władysław Szpilman (Sosnowiec, 5 de Dezembro de 1911Varsóvia, 6 de Julho de 2000) foi um pianista polonês.

Nascido numa família judaica, trabalhou em Varsóvia como pianista para a rádio polonesa (onde conheceu uma cantora e o seu marido ator) até a invasão da Polónia pela Alemanha em 1939. Com a Alemanha nazista estabelecendo o gueto de Varsóvia, ele foi forçado a instalar-se ali com a família, tal como todos os que eram de ascendência judaica. Continuou a trabalhar ali, como pianista, num restaurante.

Permaneceu no gueto até a população judaica do mesmo ser conduzida aos campos de concentração, refugiando-se junto da cantora e seu marido. Foi para dois outros esconderijos após o local ter sido descoberto. Após o amenizar da guerra, residiu em prédios abandonados,

Em 1945, pouco depois do fim da guerra, escreveu um relato da sua sobrevivência em Varsóvia. O livro foi publicado na Polónia, com o título Śmierć Miasta, «Morte de uma Cidade». O livro foi fortemente censurado pelas autoridades comunistas, descontentes com a sua perspectiva da guerra, e o número de cópias impressas foi reduzido.

As memórias de Szpilman não foram reimpressas senão cinquenta anos depois, em 1998, ano em que foram publicadas em inglês (e muitas outras línguas) com o título O Pianista, obtendo repercussão mundial. A obra inspirou a canção O pianista do Gueto de Varsóvia, do cantautor uruguaio Jorge Drexler, incluída no álbum Sea, de 2001. No ano seguinte foi produzido um filme baseado na mesma obra, também de nome O Pianista, pelo realizador Roman Polanski, com Adrien Brody interpretando Szpilman, papel que lhe rendeu o Óscar para Melhor Actor Principal neste ano.

domingo, 1 de julho de 2012

Viggo Mortensen no Tapete Vermelho

Desde que viveu o personagem Aragorn na Trilogia O Senhor dos Anéis, Viggo Mortensen recebe indicações e os prêmios mais cobiçados do cinema.
É certo que ainda não ganhou um Oscar, mas esteve bem perto com sua atuação impecável em Senhores do Crime.

A lista é longa e tem início em:

1. Em 2002 recebeu o prêmio Film Critics Award Phoenix(PFC) por melhor elenco em exercício na Sociedade do Anel.

2. Em 2003 recebeu o prêmio On Line Film Critics(CFO) por acting ensemble pelas Duas Torres.
3. Em 2003 recebeu o prêmio National Board of Review(NBR) por acting ensemble pelo Retorno do Rei.
4. Em 2003 recebeu o prêmio Film Critics Society Award Phoenix(PFC) por melhor elenco em Duas Torres.
5. Em 2003 recebeu o prêmio SFX Awards UK como melhor ator em Duas Torres.

6. Em 2004 recebeu o prêmio Actors Guild - acting ensemble pelo Retorno do Rei.
7.Em 2004 recebeu o prêmio Critics Choice Awards - melhor elenco do Senhor dos Anéis.
8. Em 2004 recebeu o prêmio SAG Awards - melhor performance em o Retorno do Rei.

9. Em 2005 recebeu o prêmio de 3º lugar NYFCC melhor ator por Marcas da Violência.

10.Em 2007 recebeu o prêmio Satélite Awards - melhor ator por Senhores do Crime.
11. Em 2007 recebeu o prêmio de 2º lugar SDFCS - melhor ator de Senhores do Crime.
12. Em 2007 recebeu o prêmio TFCA em Toronto - melhor performance por Senhores do Crime.
13. Em 2007 recebeu o prêmio Bristish Independent Film Awards - melhor ator de Senhores do Crime.
14. Em 2007 recebeu o prêmio de 2º lugar NYFCC - melhor ator de Senhores do Crime.

15. Em 2008 recebeu o prêmio em Vancouver Film Critics Circle - melhor ator em um filme estrangeiro.
16. Em 2008 recebeu o prêmio Cine Vegas Festival Internacional de Cinema.
17. Em 2008 recebeu o prêmio Sant Jordi - melhor ator de Senhores do Crime.

18. Em 2009  recebeu o prêmio Utah Film Association Awards - melhor ator em A Estrada.
19. Em 2009 recebeu o prêmio de 2º lugar SDFCS de San Diego - melhor ator por A Estrada.

20. Em 2011 recebeu o prêmio de 3º lugar New York Film Critics Circle Awards Festival - por ator coadjuvante em Um Método Perigoso.

Igreja de São Gonçalo

A construção da igreja iniciou em 1782, na rua Larga(atual avenida 15 de novembro) na Freguesia de D.Pedro II. Seu idealizador foi o Dr. José Carlos Pereira, pouco antes de retornar à Corte em Portugal.

A inauguração ocorreu em 15 de novembro de 1782 e recebeu a imagem que se encontrava na Capela de São Gonçalo Velho.

O templo sofreu várias reformas até chegar a sua atual composição arquitetônica e com a chegada da missão Salesiana recebe as imagens de São João, São Marcos, São Lucas e São Mateus.

Em 1916, é incorporado à Igreja a imagem do Cristo Redentor.