segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Arcos da Lapa

Os Arcos da Lapa no Rio de Janeiro é uma atração turística que todos precisam conhecer.

 Eu e meus colegas do Liceu Cuiabano aproveitamos um dia de folga em nosso Curso,  para ir curtir à noite carioca e o bairro da Lapa foi uma das escolhas.

O Aqueduto da Carioca é conhecido como Arcos da Lapa, considerado a obra arquitetônica de maior importância do Rio Antigo e um dos principais símbolos da cidade.

 A imponente construção em estilo romano tem 17,6 metros de altura, 270 metros de extensão e 42 arcos que ligam o bairro de Santa Teresa ao Morro de Santo Antônio.

 O Aqueduto da Carioca foi construído em 1723, no período do Brasil Colonial e tinha, como objetivo, conduzir a água do Rio Carioca da altura do Morro do Desterro, atual bairro de Santa Teresa, para o Morro de Santo Antônio.
  A obra ajudaria a resolver o problema da falta de água na cidade. Problema este que já era antigo. Os estudos para trazer as águas do Rio Carioca para a cidade começaram nos primeiros anos do século XVII, mas as obras de instalação de canos de água no Rio de Janeiro só tiveram início um século depois.

O bairro  possui uma grande variedade de bares, restaurantes, boates e pubs temáticos, que atendem a todos os gostos ao longo de suas treze ruas. É conhecido como o "berço" da boemia carioca e durante à noite literalmente fervilha musicalidade.

 O renascer do bairro como centro de vida noturna, na virada do século XX para o XXI, trouxe o aumento da prostituição nas ruas do bairro. Outros problemas enfrentados pelo bairro atualmente são o comércio ambulante não autorizado, a sujeira, a criminalidade e a falta de preservação de alguns prédios de importância histórica.

Mesmo com tantos problemas é impossivel não admirar essa maravilha da arquitetura do Brasil Colônia. E por alguns minutos a gente tem a impressão de estar na poderosa Roma dos Cesares.




Nenhum comentário:

Postar um comentário