sexta-feira, 10 de agosto de 2018

73 anos da Bomba Atômica em Nagasaki

E ontem foi a vez de Nagasaki lembrar o horror de ser bombardeada em 9/8/1945. Ainda existem mais de 14 mil ogivas nucleares em atividade e pronta para serem usadas. É sempre bom se lembrar que o perigo de uma guerra nuclear existe sim e que toda a vida no Planeta depende do bom senso dos governantes mundiais.!

"Nagasaki relembra hoje (9) os 73 anos da queda da bomba atômica na cidade com o tradicional Dia da Bomba Atômica de Nagasaki.
 
A celebração desse ano possui um maior valor simbólico, pois acontece em meio as discussões da assinatura de um novo Tratado de Proibição de Armas Nucleares, que enfrenta muita resistência por parte das nações portadores desse tipo de armamento.

O Japão embora seja o único país do mundo a ter sofrido um ataque atômico não assinou o tratado. A posição ambígua de Tóquio chamou a atenção do mundo, pois o primeiro-ministro Shinzo Abe esteve presente na cerimônia realizada em Hiroshima dias atrás (6) e declarou que o país não faria parte do acordo.
Hoje, Abe deve comparecer na cerimônia em Nagasaki e há grandes chances de as declarações dadas em Hiroshima se repetirem em Nagasaki. Por outro lado o presidente da cidade, Tomohisa Taue, clamou por cooperação em prol da assinatura imediata do Tratado de Proibição de Armas Nucleares, contrariando a posição oficial do gabinete de Abe.
As cerimônias em Nagasaki começarão por volta das 10h40 no Parque Memorial de Paz de Nagasaki. Além da presença do primeiro-ministro Shinzo Abe, espera-se a participação de vítimas da bomba atômica, bem como de seus familiares.
A morte de aproximadamente 3,5 mil vítimas da bomba, que morreram durante o ano passado, serão lembradas na cerimônia, assim como das quase 180 mil vítimas da tragédia. Todas as formalidades serão feitas antes das 11 horas e 2 minutos, horário em que a bomba atômica lançada pelo Exército dos EUA explodiu nos céus da cidade em 1945.

Espera-se que seja um dia repleto de paz e muita reflexão diante de um mundo que caminha para uma nova corrida armamentista nuclear"( https://ipc.digital)

Nenhum comentário:

Postar um comentário