segunda-feira, 30 de novembro de 2020

O pedaço de mármore amaldiçoado

 Turista americana devolve mármore roubado em ruínas romanas: “Por favor,  perdoem-me” | TVI24

Todos devem conhecer lugares antigos repletos de muita história, dores, lágrimas, mortes, mas é inaceitável que levem algum "pedaço" do lugar visitado. E com maldições ou não, o turista consciente deve respeitar a Cultura do outro. Se cada visitante for tirar algo que achou interessante, bonito o que vai sobrar para se conhecer e apreciar?

"Um turista americano roubou um fragmento de mármore antigo em uma viagem a Roma. Porém, parece que ele se arrependeu de ter pego a peça, que chegou no Museu Romano Nacional da Itália, com um bilhete escrito: "Para Sam, com amor Jess, Roma 2017".

 Além disso, o objeto veio com uma nota onde o turista pedia perdão por seu ato "imprudente e desrespeitoso". “Sinto-me muito mal por não só tirar este item de seu devido lugar, mas também colocar algo escrito nele”, escreveu a pessoa arrependida, da qual presumem ser uma mulher chamada Jess.

O ladrão havia escrito com caneta hidrocor em cima da pedra, e explicou que tentou limar as inscrições que fez com "muitas horas de esfregar e limpar", mas não conseguiu remover a tinta.
 

Stéphane Verger, diretor do museu, disse ao jornal italiano Il Messaggero que a peça não tinha um valor tão alto, e estipula que ela provavelmente foi furtada de um lugar do Fórum Romano, que já foi o centro do Império Romano na antiguidade, e que atualmente comporta diversas ruínas de edifícios da época.

A sua hipótese sugere que o turista era uma jovem que viajou para Roma em 2017, e levou a pedra para dar de presente ao namorado. "Isso me afetou precisamente porque ela é jovem: ela percebeu que estava errada", disse Verger. “É um gesto espontâneo, mas fruto da reflexão consciente”."

Nenhum comentário:

Postar um comentário