segunda-feira, 24 de maio de 2021

Fósseis de Dinossauros são encontrados por Empresa de Mineração

Bloco de arenito de 700 kg com fósseis de dinossauros é entregue ao  Complexo Cultural e Científico de Peirópolis em Uberaba | Triângulo Mineiro  | G1 

Segunda-feira gelada em Cuiabá, realmente amanheceu com "cara de Outono", mas o sol vai aparecer logo mais com toda certeza.

Uma notícia agitou a Paleontologia brasileira na última quinta-feira: a descoberta de fósseis de dinossauros perto de Uberaba/Minas Gerais. O mais interessante é saber que dentro de uma empresa de mineração tem pessoas conscientes sobre a importância de chamar os paleontólogos diante de uma descoberta fabulosa dessa.

"Um bloco de arenito calcífero contendo fósseis de dinossauros datados entre 70 e 66 milhões de anos foram encontrados em área de uma empresa de mineração localizada a cerca de 50 km de Uberaba, no Triângulo Mineiro. O material, que pesa cerca de 700 quilos, foi encaminhado ao Museu dos Dinossauros de Peirópolis, distrito rural de Uberaba.
Estudantes da Escola “Josino” visitam Museu dos Dinossauros - Tribuna de  Ituverava 

Segundo nota da assessoria de imprensa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), divulgada nesta quinta-feira (20/5), o material foi entregue por Paulo César Silva Macedo, técnico em Paleontologia de uma empresa de consultoria ambiental, e recepcionado pela diretora do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP), Stela Mariana de Morais, acompanhada do professor de Paleontologia da UFTM, Thiago da Silva Marinho e funcionários do CCCP, contando ainda com auxílio do morador local, Marcelo Nicolau.
Museu dos Dinossauros 

“Neste ato a comunidade de Peirópolis, como sempre, foi parceira, após conseguir uma pá carregadeira para a retirada do fóssil da caminhonete e colocá-lo no laboratório de preparação de fósseis do CCCP. Sem essa ajuda da comunidade, do Marcelo Nicolau, não teríamos conseguido trasladar o grande bloco rochoso até o laboratório”, agradeceu a diretora do CCCP, Stela Morais.
Museu dos Dinossauros (MG) tem esculturas gigantes e fósseis raros de  espécies nativas - Blog Quanto Custa Viajar 

“Caso apresente relevância científica, torna-se objeto de pesquisa e publicação pela equipe do CCCP”, complementou Stela.

Segundo o técnico Paulo Macedo, a expectativa é que o maior dos fósseis seja de um fragmento de fêmur de um dinossauro carnívoro de grande porte atribuído à família dos Abelissauros.

“O abelissauro possuía um crânio grande e leve que poderia ultrapassar 80 centímetros de comprimento, possibilitando mover a cabeça com facilidade, isso aliado às pernas musculosas, que o transformavam em um terrível predador”, explicou Macedo."(jornalestadodeminas)

 Complexo Cultural e Científico de Peirópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário