segunda-feira, 26 de julho de 2021

20 anos da Magia cinematográfica do Senhor dos Anéis e Harry Potter

 Salem on Twitter: "Legal, a Empire reuniu Elijah Wood e Daniel Radcliffe  para um papo. Piada q vira entrevista entre os dois. Lembro que Wood me  falou que ficava "puto" quando o 

Esse ano duas das maiores franquias do cinema completam 20 anos. Sim, eu estou falando sobre Harry Potter e a Pedra Filosofal e o Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel. E por incrível que possa parecer quem adolescente que nunca leu os livros ou assistiu aos filmes.

Um absurdooooo para nós que somos fãs absolutos.! É eu também sou fã, mesmo já sendo considerada uma profª idosa, mas nem por isso analfabeta sobre os livros, filmes, atores, países onde foram filmadas e tudo o mais. 

Lançados no dia 21 de julho, porém com intervalo de 43 anos de diferença, ‘O Senhor dos Anéis’ e ‘Harry Potter’ são clássicos da literatura de fantasia que celebram sucesso de público e crítica em suas obras, tanto nos livros, quanto no cinema. 

Eu particularmente não discuto qual das duas é a melhor, gosto de todos os livros e filmes e acredito que o mais importante é como a literatura fantástica é apresentada e como elas nos despertam para saber mais e mais sobre os locais onde acontecem, os valores que são discutidos e a como a Magia e a Bruxaria são tratadas.

artstreiberphotography hashtag on Twitter 

No mês de fevereiro a Revista Empire Magazine preparou uma reportagem especial que foi lançada em abril, e achei uma parte da entrevistas dos atores principais e irei postar aqui apenas alguns trechos.

" A Empire Magazine do mês de Abril está comemorando 20 anos do lançamento de “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel“, e para isso, eles reuniram os astros Daniel Radcliffe (Harry Potter) e Elijah Wood (Frodo Bolseiro) para comentar sobre os respectivos filmes. Além disso, os atores também participaram de um ensaio exclusivo juntos, cujas fotos estamparão a capa da revista.

Como de costume, a revista Empire começa a distribuir suas publicações alguns meses antes do perído em que é datada, e a edição do mês de Abril já está disponível para compra desde 18 de Fevereiro. Mais de 40 páginas da edição, que conta com 130 páginas, são sobre as duas franquias de sucesso, com bastante conteúdo inédito para quem é fã das franquias. O mais interessante deles é, sem dúvidas, a seção “Quando Harry conheceu Frodo“, com uma conversa entre os dois protagonistas das sagas.

 Elijah Wood e Daniel Radcliffe celebram 20 anos de 'O Senhor dos Aneis' e  'Harry Potter' em nova edição da Empire | CinePOP 

Vocês já se conheceram antes?   

Elijah Wood: Já. Nos sets de Prisioneiro de Azkaban, certo?
 

Daniel Radcliffe: Sim. E Peter Jackson também nos visitou aquele dia?  

Elijah Wood: Eu acho que sim. Nós estávamos em Londres fazendo ADR [substituição de diálogos nos filmes], e ele também estava na cidade fazendo algumas gravações, eu imagino, porque estávamos na pós-produção de “O Retorno do Rei”. Então nós aparecemos para ver vocês, o que foi super legal.   

Radcliffe: Eu me lembro muito bem. Nós estávamos filmando as coisas do Lupin. Porque nós éramos crianças mesmo e vocês eram homens jovens, vocês pareciam como os irmãos mais velhos e mais legais, então foi ótimo tê-los no nosso set. Mas também me lembro do sentimento de que as duas franquias foram estranhamente opostas uma a outra – acho que isso era mais coisa da imprensa britânica.

 Quando Harry conheceu Frodo: veja os detalhes da edição da Empire com Daniel  Radcliffe e Elijah Wood - Ordem da Fênix Brasileira | Notícias, conteúdo e  bastidores de Harry Potter | [Ano 13]

Houve alguma sensação de rivalidade entre Potter e Anéis dentro das produções, na época?   

Wood: Certamente não do nosso ponto de vista, não. Era apenas admiração por outra saga significante estar sendo feita por cineastas incríveis com um elenco maravilhoso.   

Radcliffe: Sim, foi muito isso. É por isso que essa coisa de rivalidade, quando vinha da imprensa, de fato me aborrecia, porque eu ficava tipo “Nós não sentimos isso”. Sempre me pareceu bastante ridículo.

 Elijah Wood e Daniel Radcliffe celebram 20 anos de 'O Senhor dos Aneis' e  'Harry Potter' em nova edição da Empire - Rádio Saudade JF 

Vocês dois se lembram de como cada um de vocês se sentiram quando estavam prestes a embarcar nessas jornadas épicas?   

Wood: Eu estava ciente da magnitude disso. Tinha essa noção, não necessariamente em termos do quanto de sucesso isso faria, mas que nós estávamos prestes a ter uma jornada juntos; “Eu irei para a Nova Zelândia e viver lá por um ano – como um adulto”. Antes disso eu nunca tinha morado sozinho, certamente não fora do país. Para você, Daniel, quando você assinou, você sabia quantos livros seriam? 

 Quando Harry conheceu Frodo: veja os detalhes da edição da Empire com  Daniel Radcliffe e Elijah Wood - Ordem da Fênix Brasileira | Notícias,  conteúdo e bastidores de Harry Potter | [Ano 13] 

Você tinha noção do tempo que isso possivelmente levaria?   

Radcliffe: A primeira vez que assinamos, nós o fizemos para os dois primeiros. Eu fiz um trabalho para a BBC. Eu tinha feito um outro filme. Acho que talvez meu pai tinha lido os dois primeiros livros para mim, mas eu não tinha os lido sozinho, então eu não estava por dentro. Eu estava apenas pensando “Oh, legal, eu farei outro filme”, como se fosse um outro trabalho, apenas um pouco mais longo que os outros dois foram. Eu nunca tive a sensação esmagadora de entrar em algo massivo. Era mais o caso de eu ter terminado em algum ponto e pensava “Oh, foi muito divertido. Posso continuar?”. Todos os anos meus pais me perguntavam: “Você ainda está gostando? Ainda quer levar em frente?” e todo ano eu dizia “Sim!”."

 Quando Harry conheceu Frodo: veja os detalhes da edição da Empire com Daniel  Radcliffe e Elijah Wood - Ordem da Fênix Brasileira | Notícias, conteúdo e  bastidores de Harry Potter | [Ano 13]

Nenhum comentário:

Postar um comentário