domingo, 1 de agosto de 2021

Lendas e Superstições do Mês de Agosto

Agosto, O mês do Desgosto!

E já estamos em Agosto e com sua chegada também é hora de se precaver contra os possíveis "azar". Verdade ou superstições o Mês de Agosto tem registro de muitos fatos tenebrosos da História Mundial. Mas, que ele seja bem - vindo apesar de tudo que se diz sobre o mesmo.  Mas, de onde vem essa aversão pelo Mês de Agosto? Eu pesquisei e encontrei vários posts e achei um bem interessante...

"A crença de mês azarado, comum entre pessoas do interior, pode parecer ingênua, mas atire a primeira pedra quem nunca escutou dizer que sexta-feira 13 de agosto é o dia mais agourento do ano. A superstição de mês azarado encontra eco em vários países. Não é à toa que se diz: agosto é o mês do desgosto. Se para muitos o dito popular é apenas rima, alguns torcem o nariz quando o oitavo mês do ano chega. Pelo sim pelo não, os supersticiosos não dispensam amuletos e rituais para espantar o azar do mês do mau agouro. Afinal, como dizem nossos hermanos: Yo no creo em las bruxas, pero que las hay, hay.
Superstições, quem não as tem? | Mulher Portuguesa 

O porque da fama do mês ninguém sabe ao certo. Lendas e mitos foram surgindo ao longo dos anos. Para início de conversa, agosto nem existia no calendário romano; julho também não. Foi em homenagem aos imperadores romanos César Augusto e Júlio César que estes meses foram instituídos no calendário gregoriano. “Antes, agosto era chamado Sextilis e até então tinha só 30 dias, mas os puxa-saco de plantão, resolveram lhe acrescentar mais um dia.E quem pagou o pato foi fevereiro que perdeu mais um dia, ficando com apenas 28”, explica o professor Carlos Felipe, especialista em folclore.
Pop Com's- Princesa Pop, jogo de moda! Jogo de meninas e jogo para meninas 

Foi também entre os romanos que a fama de mês agourento começou a se espalhar: eles tinham aversão a agosto, período em que a constelação de Leão no hemisfério norte ficava mais visível. Como não sabiam do que se tratava, achavam que era um dragão que passava pelo céu, cuspindo fogo e espalhando maldição.

Crendices à parte, alguns fenômenos da natureza explicam muita coisa. Agosto é conhecido como mês do cachorro louco. Nesse mês, é comum os cães e outros animais como gatos, cavalos, bois e morcegos pegarem raiva. Este é realmente um período onde a doença pode se espalhar mais facilmente, por causa da maior quantidade de cadelas e outras fêmeas no cio. Na disputa os machos acabam brigando, aumentando, assim, as chances de transmissão da doença. Outros ingredientes ainda se acumulam para dar fama de azar a agosto.

 MÊS DO CACHORRO LOUCO… | Espaço de Jurandyr 

“No Brasil, é um tempo de muito vento invernal, muitos nevoeiros nas estradas e consequentes desastres rodoviários. Também por ser inverno, as árvores não ostentam belas folhagens. E por ser tempo de entressafra, os animais dão menos leite, o que só faz aumentar a fama do mês. É,igualmente, um período com propensão para doenças respiratórias” explica Carlos Felipe. Isso sem contar as queimadas, comuns por causa do tempo seco e facilmente espalhadas por causa do vento forte.
Por causa do coronavírus, MG terá primeiro casamento por videoconferência |  Exame 

O mês também tem fama de ser agourento para as noivas. Não é à toa que o número de casórios comprovadamente cai em agosto. Camila Pedrosa Godoi teve dificuldades de encontrar data para casar em setembro, mas preferiu esperar a casar no oitavo mês do ano. “Não sou supersticiosa, mas existe a fama de mês das bruxas. Acho que isso cria uma energia negativa em torno da data. Pelo sim pelo não, preferi esperar setembro, afinal, se algo de ruim acontecesse no meu casamento, ficaria sempre aquela cisma”, brinca a advogada. O que poucos sabem é que a fama de mês agourento para as noivas tem explicação histórica: as mulheres portuguesas nunca casavam em agosto, época em que os navios das expedições zarpavam à procura de novas terras. Casar neste mês significava ficar só, sem lua-de-mel e, às vezes, até mesmo viúva. Os colonizadores portugueses trouxeram esta crença para o Brasil já transformada em ditado popular segundo o qual Casar em agosto traz desgosto.
De onde vem a superstição da sexta-feira 13? É sinal de sorte ou azar? |  Hora1Rondonia 

Reza o folclore popular que as sextas-feiras do mês agosto, são propensas à visita de lobisomens, que durante a noite devem percorrer sete fazendas, sete encruzilhadas e sete galinheiros. É também nas sextas-feiras de agosto que as bruxas teriam seu fado a cumprir: voar de vassoura com vestes brilhantes, espalhando gargalhadas e pavor pelos ares. Para os mais supersticiosos, o mês oferece ainda outro ponto negativo: de acordo com as crenças populares, no dia 24 de agosto, dia de São Bartolomeu, o diabo consegue enganar a vigilância dos arcanjos e passeia entre os homens. Cruz credo!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário