segunda-feira, 8 de novembro de 2021

A Civilização Maia e seus Mistérios

151 ab grandes civilizações da america maias
A Civilização Maia até hoje desperta interesses entre os Historiadores e Arqueólogos. Por isso, toda descoberta sobre ela chama a atenção da Comunidade Científica. Aliás, todas as Civilizações da Mesoamérica é fascinante e  não é chamada de Altas Cultura por acaso: de cidades inteiras às pirâmides, objeto em ouro, prata, jade, pontes, plantações em terraços, múmias, etc. suscita uma gama de curiosidades.
 Aventuras na História · Rara canoa usada pelos maias é encontrada no México 

"Nas ruínas de Chichen Itzá, uma grande cidade maia do passado que fica localizada onde hoje está o estado mexicano de Yucatán, foi encontrada uma canoa única datada de mais de mil anos atrás.

De acordo com as informações do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), que divulgou a descoberta na última sexta-feira, 30, a valiosa embarcação de madeira estava praticamente intacta.

Conforme um comunicado do instituto, que foi repercutido pela Reuters, o estado de preservação formidável da canoa a torna uma descoberta inédita.

Ela foi encontrada submersa dentro de uma piscina natural da área, e apresenta as dimensões de 1,60 metros de comprimento e 80 centímetros de largura.

As conclusões iniciais da equipe que fez a descoberta são de que o meio de locomoção pela água foi produzido e utilizado quando a civilização maia já estava perto de entrar em declínio. A possível função da canoa seria fazer o transporte de oferendas rituais.

Os pesquisadores do INAH irão enviar o artefato para a Universidade Sorbonne, em Paris, onde ele poderá ser submetido a análises laboratoriais que determinarão o tipo da madeira, e poderão ainda dar uma idade mais precisa para o objeto. "
Aventuras na História · Lápide de 2.000 anos da Guatemala dá pistas sobre  mistério da escrita dos maias
"Uma lápide, com a numeração 87, foi encontrada no sítio arqueológico de Tak'alik Ab'Aj, na Guatemala, em setembro de 2018. Após analisada, a equipe de pesquisadores acredita que o objeto foi confeccionado há aproximadamente 2.100 anos. A descoberta só foi divulgada em agora pois havia a necessidade de certificar a origem histórica do item.

Suas características de escultura e as formas representadas são semelhantes a um texto maia mais simples, possivelmente ainda em desenvolvimento. A região que a lápide foi encontrada foi habitada pelos olmecas e maias, em cerca de 100 a.C., porém, somente os maias continuaram a desenvolver culturas específicas.

A transição cultural entre a cultura olmeca para maia ocorreu entre 700 até 400 a.C. e tem sido acompanhada por meio de itens descobertos no sitio arqueológico; em 2012, uma tumba, que acreditam ter pertencido a um poderoso rei, serviu como uma ferramenta para ver a transição e desenvolvimento linguístico dos maias.

O presidente da Guatemala Alejandro Giammattei e o especialista alemão Nikolai Grube fizeram uma conferência para dialogar sobre a importância da descoberta e pediu à Unesco para reconhecer o sitio como Patrimônio Cultural da Humanidade. “A grande importância da lápide 87 reside no fato de ser um exemplo do desenvolvimento da escrita na Mesoamérica”, afirmou Alejandro."(revistaaventuranahistoria)




Nenhum comentário:

Postar um comentário