Hoje vamos enfocar o sucesso da Saga A Guerra dos Tronos que "devorei" vorazmente embora a série, fiel aos livros, não seja de meu agrado. Antes que alguém reclame eu vou explicar: a série é muito bem feita, com atores maravilhosos, mas não gosto dela pelo fato de focar muito nas cenas de sexo. Para quem tem "preguiça" de ler as inúmeras páginas tem-se a impressão que a história gira somente em torno do sexo entre os personagens.
Bem, vamos aos detalhes que interessa...
"George R>R. Martin publicou o primeiro livro, A Guerra dos Tronos, em 1996. De lá para cá, já são cinco volumes(e há previsão de mais dois). Mais de 30 milhões de exemplares vendidos no mundo(2milhões só no Brasil). Portanto, cada livro vendeu, em média, 6 milhões de cópias, ou 1,6 milhão por ano.
Os livros de Martin levaram, ao todo, nove prêmios. A novela Blood of the Dragon, adaptada da saga, arrebatou o Prêmio Hugo em 1997. A série de televisão Game of Thrones acumula 54 prêmios - desse total, 42 Emmys e um Globo de Ouro, para Peter Dinklage(o Tyrion Lannister). Os livros e as adaptações, portanto, somam 64 troféus.
O mundo criado por Martin em três continentes, mas a saga se concentra em Westeros - onde estão os sete reinos e a Muralha. Ele é habitado por criaturas de outras mitologias (como dragões) e poucas raças. Porém, há um vasto número de personagens influentes nos rumos da trama, ligados de modo intrincado. O dialeto dothraki foi criado especialmente para a TV.
Uma googlada em "Game of Thrones" mostra mais de 372 milhões de resultados. Mas a marca perde de lavada nas redes sociais. No Face, a página da série tem "apenas" 9 milhões de curtidas e a dos livros, aproximadamente 805 mil. O site Fanfiction.net registra cerca de 6.100 histórias ambientadas em Mesteros.
Dados financeiros não são divulgados, mas é possível comparar outras informações. Camisetas, copos, canecas, moedas, bijuterias, bonés, réplicas de espadas, bonecos e outros produtos representam 75% das vendas da loja online do canal HBO em 2012. Mais de 20 empresas compraram os direitos para criar produtos com a marca"(Revista Mundo Estranho - 2014)
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