"O México nunca esteve tão em alta entre os brasileiros. O único país latino localizado geograficamente na América do Norte tem muito a oferecer. Além da experiência cultural bastante diversa dos nossos costumes, o México é opção para todos os gostos. Por lá é possível relaxar, curtir boas praias, conhecer museus, ir a festas inesquecíveis e se aventurar em roteiros históricos.
1. Segundo a lenda, os astecas eram uma tribo nômade, e estavam procurando um sinal que lhes indicasse onde deveriam construir a sua capital. Este sinal veio através de uma águia comendo uma serpente, em meio a um lago na região onde atualmente é a Cidade do México. Ali eles fundaram sua capital, Tenochtitlan. Atualmente, a águia e a serpente fazem parte da bandeira do México.
2. O nome oficial do México é “Estados Unidos Mexicano” – O país, no México, foi nomeado inicialmente após sua capital (Cidade do México). Durante os séculos 14-16, quando o povo asteca dominava grandes partes do país, a capital se chamava México-Tenochtitlan. Depois que os espanhóis conquistaram a cidade no século 16, eles o arruinaram e construíram a Cidade do México em cima da capital asteca. Cidade do México foi construída para se assemelhar a uma cidade espanhola.
3. A Universidade Nacional do México é a universidade mais antiga da América do Norte – A Universidade Nacional Autônoma de México (UNAM), foi fundada em 1551 por Charles V, um santo imperador romano. A universidade se destaca como o instituto educacional que produz o maior número de profissionais no México.
4. O México está localizado no “Anel de Fogo” – Esta área é uma das mais violentas zonas de terremotos e vulcões do mundo. O Anel de Fogo, contém mais de 450 vulcões e possui aproximadamente 75% dos vulcões ativos do mundo. Popocatépetl é considerado o vulcão mais perigoso do México, localizado a apenas 70 km a sudeste da Cidade do México, de onde pode ser visto com as condições climáticas adequadas.
5. A Cidade do México está lentamente afundando – Devido ao fato de que a capital mexicana foi construída em um lago, está afundando 15 a 20 cm por ano. Durante o século 20, a Cidade do México caiu entre 9 e 11 metros. A infra-estrutura da cidade, o abastecimento de água e sua arquitetura insubstituível estão sob uma ameaça constante. Se continuar a afundar, a cidade enfrentará sérios problemas.
6. O México introduziu chocolate, pimenta e milho para o mundo – O chocolate foi descoberto no México e foi feito pelos povos meso-americanos em uma bebida doce usando edulcorantes naturais. O milho foi cultivado pela primeira vez no centro do México. A maioria das pimentas vem do México.
7. Celebração da Morte
O Dia dos Mortos, é comemorado em 2 de novembro, respectivamente no dia de Finados, e é considerada uma das datas mais importantes para o país. O curioso é que opostamente aos brasileiros, que recordam o dia dos mortos com flores, missas e procissões, os mexicanos fazem uma verdadeira comemoração festiva. Eles oferecem a seus antepassados que partiram dessa para uma melhor, água, flores, velas, doces e diversas guloseimas. É uma data muito especial, pois eles creem que é o momento mais próximo de se verem novamente em sintonia com os que deixaram o plano material e acreditam que eles creem o mesmo que os vivos, por isso os motivos para se comemorar."
Nenhum comentário:
Postar um comentário