sexta-feira, 3 de julho de 2020
Stranger Things 3 - As Referências a Cultura Pop
Primeira sexta-feira de julho e geladaaaaaaa
Quando se fala sobre referências a Cultura Pop dos anos 80, Stranger Things tem tudo que minha geração viveu. E assistir essa série da netflix é como entrar num túnel do tempo e reviver cada detalhe dessa época incrivelmente maravilhosa. A 3ª temporada, assim como as outras temporadas, está recheada de referências, então irei postar algumas aqui. E para quem não assistiu, eu recomendo.
"1. O Dia dos Mortos
O clássico filme de zumbis dirigido por George A. Romero surge como uma das primeiras referências da temporada, quando Will, Lucas, Max e Mike entram pelos fundos no cinema, e isso só pode ser uma escolha proposital. É verdade que o longa era uma das grandes estreias daquele julho de 1985, mas a sua escolha também pode ser vista como uma pista do que estava por vir na temporada. Ou alguém discorda que os possuídos pelo Devorador de Mentes parecem com zumbis?
2. De Volta para o Futuro
Além do filme de terror citado acima, o cinema do shopping está exibindo outros clássicos da época, como O Mundo Fantástico de Oz, A Coisa, Cocoon e De Volta para o Futuro. Dentre estes exemplares, a ficção científica dirigida por Robert Zemeckis é a que possui mais importância na narrativa. Mesmo sem nenhum vestígio de viagem no tempo ou qualquer coisa assim em Stranger Things, o longa em questão serve como esconderijo para uma fuga, tem sua trama principal explicada do jeito mais hilário possível e ainda é usada como argumento em uma entrevista de emprego.
3. O Enigma de Outro Mundo
John Carpenter é praticamente um cidadão honorário de Hawkins e O Enigma de Outro Mundo é um dos seus filmes que poderia ficar de fora dessa lista graças a quantidade de vezes que foi referenciado só pelo pôster localizado no porão do Mike. Entretanto, as homenagens ao longa não param por aí e o mesmo é parte importante de dois aspectos da trama: o fato de que Devorador de Mentes pode estar em qualquer corpo e um diálogo onde Lucas compara o remake dirigido pelo próprio Carpenter com a nova versão da Coca Cola que havia sido lançada naquele ano. Ele diz que ambos são melhores que o originais, mas o fracasso da bebida por significar o contrário…
4. Dungeons & Dragons
Outro elemento que é parte importante de Stranger Things desde a primeira temporada, os jogos de RPG que também originaram o desenho Caverna do Dragão só não foram retirados dessa lista porque são uma parte importante do arco do Will. Enquanto aprende a lidar com o crescimento dos seus amigos, ele usa os jogos tanto como motivação para reunir o grupo, quanto como um esconderijo pessoal até fazer um rito de passagem digno de Toy Story.
Mas calma, não precisa se preocupar: como a caixa vai parar nas mãos de Erica, D&D deve continuar fazendo parte das referências na próxima temporada.
5. Uma História sem Fim
Considerando que os momentos mais fofos da série sempre vem acompanhado por alguma referência, a cena em que Dustin e sua namorada Suzie cantam a música-tema do longa dirigido por Wolfgang Petersen em 1984 pode ser considerado o ápice do jogo. A canção interpretada originalmente pelo britânico Limahl foi um grande sucesso da época e agora pode voltar com tudo graças ao foco que a mesma ganha na luta final contra o Devorador de Mentes.
6. Coletânea de séries de TV
Seguindo no mesmo caminho, Stranger Things também lembra de várias séries que faziam sucesso na época. A comédia Cheers é assistida por Joyce, enquanto ela janta e se lembra dos momentos de diversão com Bob. Magnum P.I., por sua vez, é assistida por Hopper e influencia a escolha da camiseta que ele usa nos episódios finais. Já Miami Vice é citada pelo xerife como um motivo para voltar mais cedo para casa, já que ele assiste a série com Eleven nas sextas."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário