No meio de tantas notícias sobre a discriminação contra as mulheres no Mundo Árabe, é muito bom saber que aos poucos ela estão literalmente "voando" ao espaço. E o mais interessante é que Nora AlMatrooshi é uma engenheira Mecânica ou seja, no mundo dos homens ela brilha desde que venceu uma Olímpiada de Matemática em 2011.
"Em fevereiro desse ano, o lançamento da sonda Al Amal (ou 'Hope', em inglês) fez com que o programa espacial dos Emirados Árabes Unidos deixasse de ser apenas uma esperança e se tornasse um sonho concreto.
A Al Amal, que chegou na órbita de Marte no mesmo período que naves americanas e chinesas, foi motivo de muito orgulho para um país que até pouco anos atrás não tinha uma participação relevante nessa área, como destaca matéria da Veja.
Agora, ainda mais, os Emirados Árabes seguem quebrando paradigmas, afinal, desta vez, eles acabam de anunciar que uma mulher foi escolhida para fazer parte do próximo grupo de astronautas que passarão um período de testes na NASA, o que pode culminar com suas participações em missões na Estação Espacial Internacional (ISS).
A equipe de astronautas dos Emirados Árabes Unidos acaba de crescer. Em um anúncio feito no último final de semana, o país revelou que a engenheira mecânica Nora AlMatrooshi, de 28 anos, e o piloto Mohammad AlMulla, de 32 anos, foram os selecionados em meio a mais de 4 mil candidatos a astronautas. Além de Al Matrooshi se tornar a primeira mulher astronauta do país, a dupla se junta a Hazza AlMansouri e Sultan AlNeyadi, dobrando a quantidade de astronautas árabes.
AlMatrooshi é bacharela em engenharia mecânica pela United Arab Emirates University, conquistando o primeiro lugar na Olimpíada Internacional de Matemática em 2011. Além disso, ela é membro da American Society of Mechanical Engineers (ASME). "Quero trabalhar duro para escrever os momentos históricos e as conquistas que vão ficar para sempre na memória do nosso povo", publicou ela sua conta do Twitter. "A preparação e o trabalho começam agora".
Tanto AlMatrooshi quanto AlMulla foram selecionados em um grupo de 4.305 interessados, que se inscreveram no chamado da agência espacial dos EAU no ano passado. Após uma seleção inicial, restaram 122 candidatos, que passaram por entrevistas individuais. Depois, metade deles avançou para a próxima etapa, que envolvia exames médicos. Os 30 finalistas passaram por uma nova rodada de entrevistas, que selecionou 14 candidatos para serem entrevistados pelos astronautas já participantes do programa, além das astronautas Jessica Meir e Anne McClain, da NASA"
Nenhum comentário:
Postar um comentário