O último dia de março amanheceu com chuva e um vento gelado típico de Outono, aliás a primeira frente fria está entrando no Brasil para alegria de quem adora um tempo frio.
Hoje, também completa 58 anos da instalação da Ditadura Militar no Brasil. Em alguns Estados, entre eles S. Paulo, irá ocorrer manifestações e segundo a destaca a procuradora regional da República Eugênia Gonzaga, coordenadora do grupo de trabalho Memória e Verdade da Procuradoria Federal de Direitos do Cidadão. “É muito importante marcar os dias 31 de março e 1º de abril, datas em que tiveram início a ditadura. Datas para não serem esquecidas, para que não continue acontecendo todas as violências que tiveram seu começo naquele período”.
Conforme a procuradora,'' relembrar o início do período que oficializou no país a violência de Estado se faz ainda mais importante nos dias de hoje. Isso porque a redemocratização não foi capaz ainda de interromper esse ciclo violento contra os cidadãos brasileiros. Principalmente os negros, indígenas, população em situação de rua, pessoas com deficiência, população LGBTQI+ e todas as vítimas de ações violentas do poder público.
“Na democracia, a violência de Estado continuou. O Estado não parou de fazer suas vítimas, não fez justiça de transição, não puniu seus agentes (da violência), e continua sinalizando que eles podem seguir perpetrando crimes, que a impunidade deles continua garantida”, destacou Eugênia Gonzaga.
O nos deixa indignados são o grande número de pessoas que reclamam pelo retorno da Ditadura Militar e principalmente pela reimplantação do AI-5, o mais cruel do período. Eu como Historiadora fico arrepiada só de pensar em ter nossos direitos de ir e vir tolhidos, ter meus livros, filmes e séries censurados, além dos porões das torturas, desaparecidos e mortos. Quem estuda e conhece HISTÓRIA não aprova em hipótese alguma o retorno de uma ditadura militar no Brasil.
Mas, hoje também é o dia de parabenizar e desejar vida longa e próspera para o ator Ewan McGregor escocês, Crieff, Perthshire - 31 de março de 1971, pelos seus 51 anos. Nosso amado Obi - Wan Kenobi da trigologia Star Wars.
Ewan Gordon McGregor estrelou inúmeros filmes e peças teatrais. Seu primeiro papel foi como protagonista em uma série de televisão britânica para o Channel 4, intitulada Batom no Colarinho e, depois disso, o ator encontrou reconhecimento mundial interpretando o viciado em heroína Mark Renton no filme Trainspotting (1996), Obi-Wan Kenobi nos filmes prelúdio de Star Wars (1999 - 2005) e o poeta Christian no filme musical Moulin Rouge - Amor em Vermelho (2001).
Ewan abandonou a escola aos 16 anos e começou a trabalhar no teatro como ajudante de palco. Durante esse tempo, ele entrou em um curso de dramaturgia na faculdade de tecnologia da cidade de Kirkcaldy. Após se mudar para Londres, ele deu continuidade nos estudos na escola de música e artes cênicas Guildhall, com apenas 18 anos.
Outros trabalhos de destaque no cinema durante os anos 2000 foram em papeis como John Grimes em Falcão Negro em Perigo (2001), o jovem Edward Bloom em Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (2003), a voz de Rodney Copperbottom em Robôs (2005), e o Camerlengo Patrick McKenna em Anjos e Demônios (2009).
No início dos anos 2010, trabalhou na produção de Roman Polanski como o fantasma em O Escritor Fantasma (2010). Também se destacou no romance cômico Salmon Fishing in the Yemen do ano seguinte, o personagem Lumière na versão live-action musical de A Bela e a Fera (2017), além de interpretar o autor Christopher Robin no filme de mesmo nome em 2018. Em seguida, atuou como a versão adulta do personagem de O Iluminado, Dan Torrance, no filme Doutor Sono (2019), baseado na obra original de Stephen King. Ele também deu vida ao personagem e vilão dos quadrinhos Máscara Negra no filme Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa (2020).
Na televisão, Ewan ganhou o Globo de Ouro como Melhor Ator em Minissérie por seu trabalho na terceira temporada da série antológica Fargo, do canal FX. Ele já havia sido indicado outras vezes na premiação por Moulin Rouge! e Salmon Fishing in the Yemen. Em 2021, após interpretar o designer americano Halston na minissérie original de Ryan Murphy para a Netflix, McGregor ganhou Melhor Ator em Minissérie no Emmy e foi indicado na mesma categoria para o Globo de Ouro de 2022.
Ewan McGregor retorna como Obi-Wan Kenobi na série derivada da franquia Star Wars, que estreia em maio no catálogo do Disney+. Baseado no famoso personagem de Star Wars, a série acompanha as aventuras de Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor), uma década depois dos acontecimentos de A Vingança dos Sith (2005). A trama começa com Obi-Wan cuidando de Luke Skywalker no planeta Tatooine enquanto vive exilado no planeta. Mas rapidamente as forças do mal começam a ressurgir com a volta de Darth Vader (Hayden Christensen) e ele precisa sair em uma perigosa aventura para proteger Luke e o futuro do universo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário