sexta-feira, 1 de abril de 2022

O desaparecimento das Videolocadoras

 MidiaNews | Última locadora de DVDs de Cuiabá resiste à era do "streaming"

1º de Abril é conhecido como o ''Dia da Mentira'' ou também conhecido como o Dia dos Bobos, é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão. E ainda ocorrendo numa sexta-feira, aumentam os motivos para pregar peças nas pessoas.

Sextou como  dizem é um dia perfeito para realizar inúmeras atividades, inclusive assistir filmes, séries, documentários, desenhos animados, seja na telona do cinema ou na telinha das TVs.

 A extinção das videolocadoras 

Antes dos serviços de streaming, ir em uma videolocadora para alugar uma pilha de fitas VHS ou DVDs, era o hábito de muitas famílias. E ficávamos muito tempo escolhendo o que levar para entregar na segunda-feira ou pagar multa caso não entregasse.

 MEMORIAS DE UM CINÉFILO: A ERA DAS VIDEOLOCADORAS | Blogadilsoncinema

Aliás, ter um vídeo cassete ou aparelho de Dvd era muito caro, por isso poucas famílias tinham. Assistir no conforto do lar, deitado ou sentado no chão comendo pipoca e bebendo guaraná Antártica era top. Nós assistimos no cinema e assim que chegava em vídeo era hora de correr para locadora e rever dublado ou legendado mesmo.

Aparelho de DVD Sony blu-ray - bivolt - acompanha cabo

Os adolescentes atualmente não sabem como era emocionante ter a família toda reunida para assistir um filme. Mas, tem Netflix, Disney, HBO e outros, não é a mesma coisa podes crer. Aqui em Cuiabá tinha várias e a Casablanca foi a última a fechar as portas em 2021, depois de mais de 3 décadas em nossa cidade.

Desculpe Geração Z, vocês nunca vão saber como é escolher filmes numa  locadora

Com a popularização das fitas de VHS, o boom das locadoras de vídeo no Brasil começou na década de 1980. A alta demanda pelo formato até então inovador de comercialização de entretenimento ganhou o gosto do brasileiro e em Cuiabá não foi diferente.a evolução do comércio de produtos audiovisuais por plataformas de streaming sufocou os tradicionais espaços de aluguel de filmes.
Locadora coloca 25 mil títulos de filmes à venda - ACidadeON Ribeirão Preto 

Nesse contexto, a videolocadora, que antes formava fila de clientes à espera de atendimento, experimentou ao longo dos últimos anos um esvaziamento de público. A lista de clientes fieis, que se manteve forte até após a crise da pirataria no Brasil, não resistiu às investidas dos serviços virtuais de aluguel de filmes.

"O problema não são os clientes não virem à loja. O problema é que as distribuidoras de filmes estão deixando de produzir as mídias digitais, tanto o DVD quanto o Blu-Ray. Isso acontece porque as grandes produtoras de filmes estão fechando contrato com essas plataformas digitais. Sendo assim, isso afeta o mercado das mídias físicas", explica o colaborador da Casablanca. 

"É uma coisa que deixa a gente muito triste. A gente gostaria que o comércio de locadoras continuasse a todo vapor, mas a gente tem que aceitar o fato. Vida que segue, é uma nova época chegando e vamos ter que entregar os pontos mesmo. A gente não tem outro jeito", apontou ao comentar sobre o fechamento.''
Locadora E o Vídeo Levou se despede dos clientes e fecha suas portas nos  próximos dias | GZH

Eu tenho uma coleção de mais de trezentos DVDs de todos os temas e sempre estou assistindo novamente, principalmente aqueles que possuem uma relação com algum fato histórico. No dia 23/3, quando a Saga Jogos Vorazes completou dez anos, peguei minha coleção de DVDS e sentei para assistir e mesmo depois de tanto tempo me emocionei. O mais recente que adquiri foi a 15 temporada de Supernatural para completar minha coleção iniciada em 2015.

Não existem mais locadoras, entretanto, nas sextas- feira ainda é perfeito para curtir o bom e velho clássico DVD, deitada e enrolada numa colcha.





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário