quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Rua Lava Pés em Cuiabá

 Cuiabá tem ruas históricas, aconchegantes e floridas. A capital de Mato Grosso cresceu, entretanto, os cuiabanos de tchapa e cruz como eu, não sabem os nomes de ruas. Nós costumamos perguntar: "fica perto de onde"? Aí, gente diz o nome da rua... Quem vem de fora do Estado ou do interior, fica literalmente enlouquecido, então o jeito é perguntar para um guarda de trânsito ou policial.
Que tal conhecer a história de uma rua bem movimentada?

"Lava Pés

Segundo Aníbal Alencastro, a primeira rua chamada de Lava Pés foi onde atualmente é a 24 de Outubro, que, inclusive, também já teve vários outros nomes. Mas a maioria dos cuiabanos liga o nome à rua no trecho entre o Goiabeiras Shopping e ao 44º Batalhão de Infantaria Motorizada, que hoje se chama José Monteiro de Figueiredo.

Mas a história por trás do nome Lava Pés vem de muitos e muitos anos atrás. Antigamente havia um comércio chamado Mercado Público, entre a Generoso Ponce e a Joaquim Murtinho, onde atualmente funciona uma galeria. Este foi o segundo mercado da Capital, um importante ponto de comércio entre as décadas de 50 e 60 do século passado.
À época, os tropeiros, como eram conhecidas as pessoas que atravessavam extensas áreas transportando gado e mercadorias, traziam os produtos, que seriam comercializados em Cuiabá, de locais próximos, como Livramento, Nossa Senhora da Guia e Acorizal.

Os produtos – feijão, arroz, entre outros, eram transportados dentro de malas de couro (cangalhas) e colocados em cima de bois. Os tropeiros vinham para a Capital pela Estrada da Guia a pé, tocando os animais, em uma estrada de terra, que passava em frente ao local em que hoje é o quartel, e seguiam pela Rua 24 de Outubro, que nessa época ainda não tinha nome.
A Rua 24 de Outubro hoje tem a praça Clóvis Cardoso, onde fica a barraquinha do famoso Zé Dog. 
Antigamente, no local havia um pequeno lago, que era a nascente do Córrego da Pólvora. Os carroceiros passavam por esse local e, em seguida, desciam a “Rua do Coxim”, atual Avenida Isaac Povoas, por sinal uma estrada muito ruim.

A nascente era então uma parada dos tropeiros, para dar água para os bois e lavar os pés, visto que vinham de longos caminhos em estradas de chão. Por isso, o local ficou conhecido como Lava Pés e deu nome à rua. Lá eles se preparavam para ir até o Mercado Municipal, onde eles acomodavam as tropas e entregavam as mercadorias."(midianews.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário