sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Série: Desalma - Alguns Motivos para Maratonar

 Desalma | Nova série original Globoplay - YouTube

E sextouuuuu com previsão de mais chuvas, o que é muito bom depois de um 2020 basicamente seco e quente. As férias escolares também estão chegando ao fim então, vamos aproveitar e maratonar algumas séries.

O brasileiro não aprecia as séries produzidas aqui, mas elas são tão boas quanto as novelas. Aliás, os produtos da Globo, que todo mundo assiste só para criticar, são exportados para quase todo os países. E as séries também são apreciadas, mas o brasileiro tem preconceito, o típico: "santo de casa não faz milagres".

Desalma está no globoplay e é muito boa e apresenta as Mitologias Eslavas, desconhecidas do grande público. De acordo com a autora Ana Paula Maia "me aprofundei nessa cultura em Prudentópolis, cidade do interior do Paraná, foi lá que me inspirei para criar Desalma.

A maior comunidade ucraniana fora da Ucrânia é no Brasil. Eles mantêm vivas as festas, as tradições, e quase ninguém sabe nada sobre isso. Além disso, o leste europeu é extremamente místico. Peguei essa atmosfera muito rica culturalmente para uma história com elementos sobrenaturais. A ideia era trazer um costume diferente, que é lindo e está praticamente apagado, e que também faz parte do Brasil."

Desalma: nova série da Globoplay investe em fenômenos sobrenaturais 

 "1. Terror nacional com gostinho europeu

A trama aborda um ambiente pouco explorado no audiovisual brasileiro, mergulhando na mata sulista para acompanhar uma comunidade de imigrantes ucranianos, isolados da sociedade, tentando manter seus velhos hábitos e rituais pagãos enquanto lidam com os fantasmas da tragédia que marcou a população.

A história tem como pano de fundo a mitologia eslava, a floresta de árvores altas e as enormes cachoeiras.
 

E a ambientação não foi uma escolha aleatória, já que o Brasil tem a maior comunidade ucraniana fora do país!

Mas não é apenas pelo cenário Desalma se aproxima da Europa. O gênero de drama sobrenatural, muito mais puxado para um terror psicológico, é sentido a partir do primeiro episódio. O tipo de horror que Desalma busca é frio, lento e sombrio. O foco é construir uma atmosfera bastante densa, da agonia dos moradores de um local assombrado.

Esta experiência sensorial é tão verdadeira, que o seriado foi o escolhido para ser exibido no Festival de Berlim.
Crítica | Desalma – Misticismo e Bruxaria na nova e TENSA série de Terror  da Globoplay | CinePOP 

2. As mulheres são o foco

Existem três personagens principais em Desalma: Haia, Ignes e Giovana, interpretadas por ninguém menos que Cássia Kis, Claudia Abreu e Maria Ribeiro. Três mulheres, três mães, tentando salvar seus filhos de algo que não conseguem entender.

Inclusive, o criador da série, ou melhor criadora, Ana Paula Maia, já reforçou que sua intenção foi dar o protagonismo para as mulheres. E olha... essas atrizes juntas criam uma explosão em cena, cada uma com a complexidade de seu papel. Só por elas, Desalma já valeria a pena.
Meio suspense, meio drama, 'Desalma' estreia na Globoplay e promete uma  trama de mistérios - Verso - Diário do Nordeste3. Identidade visual impecável

Desalma apresenta um universo bem diferente. Isso é muito bem entregue pela direção de arte e fotografia de altíssimo nível, que não deixam nada a desejar quando comparadas com séries estrangeiras.

Uma comunidade rural, uma cultura ucraniana, bruxas e espíritos. A equipe de arte da série entrou no projeto com um grande desafio: amarrar todas essas linguagens e criar uma identidade visual unindo a cenografia, produção de arte, figurino e caracterização.

Com grande influência das paisagens da serra gaúcha, os tons frios predominam. Florestas, penhascos, lagos e ruínas ajudam a intensificar o ar sinistro.

É raro de se ver, no Brasil ou fora dele, seriados com uma direção de arte tão caprichada quanto em Desalma.

A ambientação em duas épocas da misteriosa cidade de Brígida, que parece parada no tempo, é impecável. Da mesma maneira, a fotografia, que mergulha na floresta e tira boa parte do colorido da vida dos personagens, contribui para o clima da produção.
Desalma', da Globoplay, é inspirada em comunidade ucraniana do Paraná 

4. Teorias 

Desalma é daquelas séries que você precisa solucionar um mistério. E o que isso significa? Criar teorias, compartilhar ideias, debater, tentar adivinhar o que vai acontecer e se surpreender com cada episódio.

A base teórica que permeia toda a trama é a de Transmigração de Almas. Mas não se engane: estamos, sim, falando de um programa de horror.

Então: por mais que este termo não seja assustador, a série bate repetidamente na tecla de que uma alma pode mudar durante esse processo. O que resulta em grande parte do mistério da história.

5. É maratonável

Ok, são dez episódios, não é pouco. Mas os capítulos têm uma média de apenas 40 minutos. Além disso, o ritmo da série é extremamente assertivo, fazendo com que esqueçamos o tempo passar.

Os cliffhangers são perfeitos e causam a famosa sensação de “só mais um episódio” e, quando você vê, já está quase no fim da série.

Por fim, mas não menos importante: Desalma já está confirmada para a segunda temporada. Então, nada de ficar apreensivo pela ideia de que você não saberá o desfecho da história." 

 Série 'Desalma' tem inspiração na cultura ucraniana do Paraná - Blog do  Raoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário