terça-feira, 9 de março de 2021

Tapete de 2,5 mil anos com técnica inusitada de confecção

 Aventuras na História · Pesquisa revela técnica usada para tingir tecidos  de lã há 2,5 mil anos

Mais uma descoberta na antiga Anatólia/Turquia agitou os meios científicos: como os antigos Cita confeccionaram um tapete há 2,5 mil anos atrás.
 

"Em meados de 1947, enquanto exploravam as montanhas Altai do Cazaquistão, arqueólogos russos descobriram um antigo tapete muito bem preservado. Hoje, novas pesquisas revelaram como o tecido de 2,5 mil anos foi mantido em ótimas condições.

Bastante colorido, o tapete chamado de Pazyryk foi datado do ano 400 a.C. — tornando-se o mais antigo já encontrado. Durante as expedições dos anos 1940, ele foi descoberto no túmulo de um nobre cita e acabou surpreendendo por sua condição.

Décadas mais tarde, então, os cientistas Andreas Späth e o Prof. Dr. Karl Messlinger, da Universidade de Erlangen-Nuremberg, descobriram o segredo que manteve as cores do tapete tão bem preservadas. Tudo com a ajuda de microscopia e de raios-X.

Segundo os pesquisadores, o tapete de Pazyryk foi feito com lã de ovelha fermentada, uma prática tradicional na Anatólia. Neste método, a lã é fermentada com leveduras por três semanas antes de ser tingida com pigmentos naturais.

Dessa forma, as cores do tapete — que pode ter sido produzido na Turquia, Pérsia ou algum outro local na região — continuaram vivas apesar dos séculos. Ainda mais, a nova pesquisa revelou que tal técnica de fermentação já era aplicada por tecelões na Ásia Central durante a Idade do Ferro, ao contrário do que os cientistas imaginavam.

No total, o tapete de Pazyryk tem 2 metros de comprimento e 1,83 metros de largura. Com padrões geométricos e representações de cervos e soldados citas, a peça é formada por cerca de 360 mil delicados e detalhados nós turcos. "(aventuranahistoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário