Foi construído pelo engenheiro Augusto Frederico de Lacerda, sócio do irmão, o comerciante Antônio Francisco de Lacerda, idealizador da Companhia de Transportes Urbanos, utilizando peças de aço importadas da Inglaterra.
As obras foram iniciadas em 1869 e, com os dois elevadores hidráulicos funcionando, em dezembro de 1873 ocorreu a inauguração, com o nome de Elevador Hidráulico da Conceição da Praia. Popularmente conhecido como Elevador do Parafuso, posteriormente seria renomeado como Elevador Lacerda (1896), em homenagem ao seu construtor.
Após a sua inauguração, passou a ser o principal meio de transporte entre a Cidade Alta, onde se encontra o centro histórico, e a Cidade Baixa,
local de concentração de atividades financeiras e comerciais em
Salvador. Inicialmente operando com duas cabines, atualmente funciona
com quatro modernas cabines eletrificadas que comportam 32 passageiros
cada uma, com um tempo de permanência de 22 segundos.
O Elevador Lacerda tem 191 pés de altura (72 metros) e duas torres: uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha,
equilibrando as cabines, e outra, mais visível, que se articula à
primeira torre, descendo até ao nível da Cidade Baixa. O elevador mais
famoso da Bahia chega a transportar 900 mil passageiros por mês ou, em
média, 28 mil pessoas por dia ao custo de quinze centavos de real por passageiro, num percurso de trinta segundos de duração.
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