Passear pelo Centro Histórico de Cuiabá é como voltar no tempo; às vezes gosto de ficar olhando os antigos casarões e imaginando como teria sido a vida aqui nos tempos de Colônia.
A Rua Galdino Pimentel é popularmente conhecida como Rua de Baixo.Assim como outras ruas em Cuiabá ela já foi chamada de Rua 1º de Dezembro, Rua Direita e 1º de Março.
Ela faz parte da área tomabada pelo IPHAN e ainda abriga inúmeros imóveis dos séculos XVIII e XIX. Um sobrado que chama atenção, não só pelas péssimas condições de conservação, é a Casa Orlando.
Orlando e Irmãos e Cia foi fundada em 1873, tendo como endereço de frente para a Rua de Baixo e a esquina com a Rua
Campo Grande, em Cuiabá.
Foi uma empresa sólida e por dezenas de anos
trabalhou com importação e exportação de borracha e transações
bancárias, visto que em fins do século XIX e começo do XX, Cuiabá não
dispunha de agências bancárias.
Hoje a Casa Orlando não funciona em seu
pavimento superior, sendo que no térreo abriga instalações comerciais.
No calçadão é possível encontrar lojas com produtos de ótima qualidade.
Na Rua de Baixo também encontra-se um casarão imponente. Seu primeiro dono foi o Coronel João de Souza Osório; que assassinou através de uma das janelas uma figura importante de Cuiabá. Mais tarde esse casarão ficou conhecido como Casa Mansur e atualmente funciona outra loja de aviamentos.
Há também o Museu de Pedras Ramis Bucair, o Sr. Ramis faleceu recentemente, o único prédio da Rua de Baixo e talvez de Cuiabá que possui três janelas com sacadas em forma de armaduras dos cavaleiros feudais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário