segunda-feira, 18 de abril de 2016

Livros que Marcaram a História do Cinema

Hoje, aqui no Brasil é o Dia Nacional do Livro Infantil e nada mais empolgante do que um livro clássico. E se esse livro se transformou em filme e ganhou inúmeros Oscars realmente deve ser lido...

O livro "E O Vento Levou" de Margaret Mitchell foi escrito em 1936 e chegou ao cinema em 15 de dezembro de 1939. A história é considerada "a produção mais bem-sucedida de Hollywood; este romance ambientado durante a Guerra Civil Americana ganhou o impressionante número de 10(dez) Oscar (incluindo Melhor Filme) e seus imortais personagens popularizam um épico e apelo a todas as gerações.

O filme "Doutor Jivago"(1965) é baseado no famoso conto de Boris Pasternak sobre uma Rússia dividida pela guerra e corações tomados pelo amor.

"Laranja Mecânica" de 1962, é um romance distópico de Anthony Burguesss e aborda a transformação de Alex de um punk sem moral em um cidadão exemplar e sua volta ao estado rebelde e uma chocante visão do futuro.

"Ben Hur" é um romance escrito por Lew Wallace publicado em 12 de novembro de 1880, que esteve entre os best-sellers de sua época. O filme levou 10(dez) estatuetas e é considerado pela crítica como espetacular e fascinante.

"Um Estranho no Ninho" é um clássico da contracultura que retrata os psicodélicos anos 60. O romance de Ken Kesey é inspirado em suas próprias experiências quando participou de pesquisas com drogas psicoativas no centro psiquiátrico do Menlo Park Veterans Hospital (Califórnia).O filme é vencedor de 5(cinco) estatuetas.

"O Senhor dos Anéis" sempre será o meu favorito...
  1. O primeiro volume, A Sociedade do Anel, publicado em 1954, contém um prólogo, no qual são dadas as características dos Hobbits.
  2. O segundo volume, As Duas Torres, publicado alguns meses depois de A Sociedade do Anel, também em 1954, continua a história original com mais personagens.
  3. A saga termina com a publicação em 1955 do terceiro volume, intitulado O Retorno do Rei, que contém diversos apêndices explicativos sobre a história, as línguas, a cronologia da narrativa e outras informações adicionais sobre a mitologia criada por Tolkien para a sua Terra-Média. Os três filmes somados são 17(dezessete) Oscars, número não alcançado por nenhum outro na história e um recorde improvável." (Jornal A Gazeta) Leia Mais:Leia Mais:http://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,o-senhor-dos-aneis-bate-recorde-historico-do-oscar,20040301p3302
    Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
    Siga @Estadao no Twitter
    http://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,o-senhor-dos-aneis-bate-recorde-historico-do-oscar,20040301p3302
    Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
    Siga @Estadao no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário