Se o Brasil é o segundo país mais conectado do mundo, então como explicar que os alunos são péssimos leitores? Para escrever um bom texto argumentativo, dissertativo é preciso muita leitura, conhecimento de gramática e literatura nacional.
E quando sai o resultado ao invés de nos alegrarmos, ficamos desolados...
"As notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017 foram divulgadas no dia 18/1/2018. O MEC (Ministério da Educação) também liberou os resultados em relação às pontuações das 4,72 milhões redações redigidas. Apenas 53 candidatos obtiveram nota mil.
O número é menor que no ano anterior, em que 77 tiraram nota máxima. No entanto, a média geral do rendimento dos participantes aumentou, passando de 541,9 para 558.
O MEC ainda apresentou a quantidade de notas zero: 309.157, ou seja, 6,5% do total das redações. As justificativas foram: fuga ao tema (5,01%), prova em branco (0,80%), texto insuficiente (0,33%), parte desconectada (0,17%), não atendimento ao tipo textual (0,11%), cópia do texto motivador (0,09%), outros motivos (0,03%).
Além disso, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), 205 candidatos desrespeitaram os direitos humanos na redação do Enem. As provas com estes conteúdos não foram anuladas, porém, o aluno perdeu pontos."(https://catracalivre.com.br).
Ainda bem que tem alunos bastante interessados nos estudos...
" A estudante Larissa Moreira Vailati é autora de um dos 53 textos nota mil na edição 2018 da prova. O trabalho para chegar a esse resultado começou em junho. A jovem de 18 anos decidiu estudar em casa, sem frequentar cursos pré-vestibular. A preparação para composição textual, segundo ela, foi dobrada. “Fazia muitas redações por semana. Na véspera, escrevia de cinco a seis textos. Prezava muito pelo conhecimento geral, tanto problemas relacionados à educação, quanto aos sociais, que se perpetuam nacional e mundialmente.” Até novembro, quando as provas foram aplicadas, Larissa contou com o reforço de um professor de redação."
"A gaúcha Júlia Köchler, 18 anos, natural de Santa Rosa (RS), integra o seleto grupo de participantes que obteve a tão sonhada nota mil. "Foi uma verdadeira surpresa." É assim que a jovem define a sensação de conferir o boletim de desempenho e encontrar a pontuação máxima na parte de redação. Sem coragem para abrir a página do participante, Júlia chegou a pedir que a irmã que o fizesse. “Depois que vimos, nós duas começamos a gritar e eu não sabia o que fazer. Eu acho que não caiu a ficha ainda”, diz.
“Eu tentava fazer, no mínimo, uma redação por semana sobre temas diversos. Além disso, procurava dados do tema, me munindo de informações que ajudassem na argumentação. Eu e minhas amigas fazíamos redação e trocávamos para ter ideias diferentes e conhecer novos jeitos de escrever", lembra. "O sucesso no Enem veio basicamente de treino.”
A estudante
mato-grossense Thaís Fonseca Lopes de Oliveira, de 18 anos, tirou, pelo
segundo ano consecutivo, nota máxima na Redação do Exame Nacional do
Ensino Médio (Enem). Na prova de 2016, a aluna já havia conseguido mil
pontos... - Veja mais em
https://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2018/01/19/aluna-de-mt-e-nota-mil-na-redacao-do-enem-pela-2-vez-consecutiva.htm?cmpid=copiaecola
A estudante
mato-grossense Thaís Fonseca Lopes de Oliveira, de 18 anos, tirou, pelo
segundo ano consecutivo, nota máxima na Redação do Exame Nacional do
Ensino Médio (Enem). Na prova de 2016, a aluna já havia conseguido mil
pontos... - Veja mais em
https://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2018/01/19/aluna-de-mt-e-nota-mil-na-redacao-do-enem-pela-2-vez-consecutiva.htm?cmpid=copiaecola
A estudante
mato-grossense Thaís Fonseca Lopes de Oliveira, de 18 anos, tirou, pelo
segundo ano consecutivo, nota máxima na Redação do Exame Nacional do
Ensino Médio (Enem). Na prova de 2016, a aluna já havia conseguido mil
pontos... - Veja mais em
https://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2018/01/19/aluna-de-mt-e-nota-mil-na-redacao-do-enem-pela-2-vez-consecutiva.htm?cmpid=copiaecola
Nenhum comentário:
Postar um comentário