"Conhecido por interpretar Gandalf nas franquias O Senhor dos Anéis e O Hobbit, Sir Ian Murray McKellen é um ator britânico nascido em 1939. Embora seja famoso por seus papéis nas telonas, McKellen começou a carreira em 1961 no teatro. Entre as décadas de 1970 e 1980, era uma figura conhecida no teatro britânico, interpretando diversos personagens Shakespearianos.
Foi somente na década de 1990, por ajudar a escrever e por atuar em Richard III, que o ator começou a receber atenção mundial. Quatro anos depois, conquistou o papel do vilão Magneto na franquia X-Men. Durante as filmagens, foi convidado para interpretar o mago Gandalf, e foi o único ator da franquia de Peter Jackson a receber uma indicação ao Oscar por melhor ator coadjuvante. A partir de então, já apareceu em grandes produções hollywoodianas como O Código Da Vinci e a versão live-action de A Bela e a Fera.
1. Ele declarou ser homossexual publicamente aos 49 anos
Em 1988, durante um programa de rádio da BBC, ele participou de uma conversa com o Ministro do Interior Michael Howard sobre uma legislação para proibir o ensino sobre a homossexualidade nas escolas. No fim da conversa, Howard pediu um autógrafo para McKellen, que aceitou prontamente e escreveu: “F***-se, eu sou gay”. Ele é considerado a segunda pessoa que mais advoga pela causa LGBT no mundo, segundo a lista Pride Power de 2017.
2. Ele é um Cavaleiro da Ordem do Império Britânico
Em 1991, foi condecorado com a mais alta honraria da Inglaterra por seu trabalho na arte e se tornou um “Sir”.
3. Ele rejeitou o papel de Dumbledore
Mas isso não impede que ele seja frequentemente confundido com o poderoso diretor de Hogwarts, a escola de bruxaria de Harry Potter. Em 2009, McKellen teria dito que ele “interpreta o mago real — o melhor mago”.
4. Ele não leu O Senhor dos Anéis logo de cara
Em uma entrevista, o ator admitiu que se baseou somente no roteiro quando aceitou e começou a trabalhar no papel.
5. Mas se baseou no próprio Tolkien para criar Gandalf no cinema
O diretor Peter Jackson afirma que a performance de McKellen foi inspirada em ninguém menos que o próprio J.R.R. Tolkien, autor da série. Para isso, os dois estudaram entrevistas e ouviram gravações do autor."(https://revistagalileu.globo.com/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário