2. No início do século VI, a igreja foi destruída em meio a uma revolta samaritana, sendo reerguida entre 527 e 565 pelo imperador Justiniano. Este último formato está até hoje preservado. É uma das mais antigas igrejas do mundo ainda em atividade.
3. Durante a invasão persa na guerra bizantino-sassânica, no ano 614, o lugar foi deixado intacto. Os invasores decidiram poupar a basílica, pois ficaram impressionados ao ver magos orientais vestidos com roupas persas na representação da cena da Natividade em um mosaico.
4. O templo está localizado em um terreno de 12 mil metros quadrados, onde também se encontra um monastério ortodoxo, um monastério católico e um quartel norte-americano.
5. Disputas sobre o controle da região da Igreja da Natividade, em 1853, foram um dos fatores desencadeantes da Guerra da Crimeia.
6. Hoje, sua administração é dividida entre as Igrejas Católica Romana, Apostólica Armênia e Ortodoxa Grega. Todas são cristãs – acreditam em que Jesus seja o filho de Deus.
7. Cada parte da igreja é controlada por uma das religiões. Invasões desses territórios geram atritos constantes entre os membros.
8. Uma pequena passagem chamada Porta da Humildade dá direito à entrada na basílica. Ela obriga que os fiéis se curvem ao entrar no templo."(guiadoscuriosos.uol.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário