sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Falta pouco para o Verão...

Nesta sexta-feira o hemisfério sul viverá o dia mais longo do ano e, portanto, a noite mais curta. O solstício marca o início do verão,  uma data longamente venerada pelas culturas antigas. Neste ano, a hora exata em que o sol fica na vertical do Trópico de Capricórnio, momento do solstício ou sol quieto, é às 9h07 (hora de Brasília). O verão austral durará este ano 88 dias e 23 horas e terminará em 20 de março, quando começará o outono. No hemisfério norte os ciclos são exatamente o oposto: hoje é o início do inverno com o dia mais curto e a noite mais longa.

Verão, praia, sol, sorvete, roupas leves e férias... A partir de agora, irei postar assuntos leves como manda a cartilha de férias. Entretanto, não vamos esquecer que a História acontece e faz parte de nossas vidas.! Algumas pessoas não costumam se preocupar em conhecer o porque da mudanças das estações, então vamos relembrar o seu significado.

"Quando ocorre o Solstício de Verão em cada parte do planeta

No hemisfério norte o solstício de Verão acontece no mês de junho, precisamente no dia 21, enquanto no hemisfério sul acontece no mês de dezembro, dia 21. No Brasil, localizado no Hemisfério Sul, no dia que o Verão inicia, a radiação incide de forma vertical, principalmente nas cidades situadas na linha do Trópico de Capricórnio.

Durante o Solstício de Verão, os Polos Ártico e Antártico têm o seu dia mais longo marcado pela incisão dos raios solares por 24 horas. Esse fenômeno, para muitas culturas da Antiguidade, era um marco místico da vitória do dia sobre a noite, da Luz sobre as trevas.

Para as civilizações antigas, o Solstício de Verão marcava comemorações, cerimônias e rituais de contemplação, veneração e culto ao Sol.

O Solstício de Verão de 2018/2019 está previsto para o dia 21 de dezembro, 19h22 ou 20h22, para estados com horário de verão, na sexta-feira, marcando nesta data o início do Verão no Hemisfério Sul, e o início do Inverno no Hemisfério Norte.

O verão 2018/2019 findará no dia 20 de março de 2019, às 18h57. O fim do verão é marcado pelo um fenômeno astronômico chamado Equinócio, período quando o Sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador.

O Equinócio acontece no Brasil e em todo o Hemisfério Sul, no dia 20 de março de 2019 marcando o fim do verão 2018/2019. Quando ocorre o Equinócio, o dia tem a mesma duração tanto no Hemisfério Norte, como no Hemisfério Sul.
O Natal e o Solstício de Verão

Os persas e os hindus, na antiguidade aproveitavam o Solstício de Verão para venerar o deus Mitra, símbolo do “Sol Invicitus”. Posteriormente, quando o Império Romano dominou estes povos, o imperador Aureliano incorporou esta prática de culto ao Sol, a religiosidade e mística romana, datando essa celebração no dia 25 de dezembro.

Durante longo período, a data fez parte de ritos pagãos, mas com o enfraquecimento das culturas pagãs e o advento do cristianismo, a data passou a ser celebrada como Natal, porque não havia um registro preciso da data oficial do nascimento de Jesus Cristo.
Solstício e suas influências em nossa História

Diversas datas e acontecimentos importantes de nossa História, surgiram em decorrência do solstício, alguns exemplos disso são:
 

como referência na localização e construção dos grandes monumentos das civilizações antigas;
 

a utilização do solstício como referência para estudo da astrologia em nosso dia a dia e análise da influências do Sol sobre os signos e o mapa natal astrológico de cada indivíduo."(www.greenme.com.br)



Nenhum comentário:

Postar um comentário