sábado, 1 de dezembro de 2018
Dia Mundial de Combate à AIDS
Os números revelam que, de 1980 a junho de 2018, foram identificados 926.742 casos de Aids no Brasil – um registro anual de 40 mil novos casos.
Mesmo com o intenso combate a doença é importante que “As pessoas têm a sensação de que o HIV é um problema resolvido. Isso é verdade para alguns segmentos da população. Aqueles que tem acesso à informação e não se expõe e tem um nível alto de escolaridade. Essa discussão tem que chegar na periferia, porque essa população não é atingida por todos os programas de prevenção e tratamento”, disse Jamal Suleiman, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas."
Entretanto, temos um grande número de brasileiros que desconhecem o real perigo da doença e o pior vem de quem deveria ter total conhecimento ou pelo menos saber sobre o problema que vem aumentando no Brasil.
"O futuro ministro da Saúde do governo Bolsonaro, o deputado Luís Henrique Mandetta, afirmou ao jornal O Globo que tem ressalvas quanto à condução que o Brasil faz de ações contra o HIV.
Ele disse não acreditar na efetividade das campanhas de prevenção e educação continuada em escolas ou unidades básicas de saúde. “Sexualidade é uma questão para tratar dentro de casa”, disse ao ser perguntado pelo jornal sobre campanhas de prevenção em escolas e unidades de saúde."
Se o futuro ministro da Saúde diz uma barbaridade dessa, imagina o restante da população.? Tomara que suas ideias mudem e ele tome conhecimento do que acontece na área da saúde, caso contrário, a AIDS que não ataca somente os "gays" irão chegar as nossas casas com a velocidade de um furacão.!
"O Dia Internacional da Luta contra a AIDS é comemorado anualmente em 1º de dezembro.
A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre uma das doenças que mais mata no mundo: a AIDS.
Não apenas informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS também tem a função de auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores de HIV - vírus humano de imunodeficiência - sofrem na sociedade por causa da doença.
A sigla AIDS vem do inglês Acquired immunodefiecience syndrome, que em português significa “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”.
O vírus da AIDS (HIV) destrói as células brancas do organismo, responsáveis em proteger e combater doenças no corpo humano.
Com a destruição das defesas do organismo, o corpo fica bastante fragilizado e propício a ser atacado por inúmeras doenças, como pneumonias, infecções, herpes e até mesmo alguns tipos de câncer.
Como se contrai o vírus da AIDS?
A AIDS pode ser transmitida através do contato de fluídos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas.
Atenção: beijos de língua, abraços ou contatos com a pele da pessoa portadora de HIV não transmite a doença!
A doença não tem cura, mas pode ser tratada com coquetéis antiaids, quando diagnosticada a tempo, melhorando a qualidade de vida do infectado.
Origem do Dia Mundial da Luta contra a AIDS
O Dia Mundial de Luta contra a AIDS foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), em uma Assembleia realizada em outubro de 1987.
O governo brasileiro, através do Ministério da Saúde, promove campanhas de apoio ao Dia Internacional de Luta contra a AIDS desde 1988."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário