domingo, 8 de setembro de 2019

Allan Heinberg X Mentes Retrógradas no Brasil

Num país onde o povo não gosta de ler livro de papel ou digital, a 19ª edição da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, 30 de agosto a 8 de setembro, serve para incentivar o hábito salutar da leitura. Aliás, a Bienal é a mais aguardada pelos amantes da leitura.! Meu sonho de consumo...
 

O que os visitantes não esperavam era a polêmica provocada por alguns pseudo-nerds e o prefeito Marcelo Crivella, por causa de uma HQ de 2010.! Uma HQ de 2010 provocando assombro num pais que sempre foi conservador, machista, homofóbico, intolerante e atrasado culturalmente,  mas que agora está pior que os inquisidores da Europa Medieval.

Essa Bienal vai ficar para a História, pois teve de tudo:  

a)fiscais da Secretaria de Ordem Pública que chegaram ao Riocentro, local onde acontece o evento, com a tarefa de buscar materiais "com cenas impróprias a crianças e adolescentes";

b) Felipe Neto que adquiriu 14 mil exemplares — todos entregues lacrados, em resposta à exigência de Crivella. A seguinte mensagem foi escrita em cada embalagem: "Este livro é impróprio para pessoas atrasadas, retrógradas e preconceituosas.";

 
c) Jim Cheung respondendo no instagram "O fato de que esta HQ, de mais de uma década atrás, só agora está sendo alvo de críticas pelo prefeito apenas destaca como ele está atrasado. A comunidade LGBTQ está aqui para ficar, e não tenho nada além de amor e apoio por aqueles que lutam por validez e uma voz a ser ouvida. Torço para que o belo povo do Brasil, uma nação diversificada e orgulhosa, veja além do ruído político e se foquem na luz e em formas de se unir, ao invés de ajudar a semear conflito e divisão.”

Eu como Historiadora, me surpreendo como a Idade Média, que o Brasil não teve, uma vez que fomos colonizados na Idade Moderna, está tão presente em nosso cotidiano e o pior é que a censura é um ato das Ditaduras que já vivemos como a de Vargas e a dos Militares. Está difícil viver nesse país onde tudo gera polêmica, daqui a pouco vamos estar dentro do "Conto da Aia", literalmente, onde até o simples ato de dar um abraço, um beijo ou mesmo sorrir, nos mandará para os porões da TEOCRACIA QUE ESTÁ SE INSTALANDO NO BRASIL.


"A carreira do americano Allan Heinberg, criador da coletânea em quadrinhos Vingadores: cruzada das crianças , que nesta sexta-feira 6 ganhou atenção no Brasil depois que o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, tentou impedir que fosse vendida na Bienal do Livro, vai muito além do universo das HQs.

O escritor de 52 anos, nascido em Tulsa, Oklahoma, tem em seu currículo megasucessos na TV e no cinema.

Heinberg foi produtor do bem-sucedido Mulher Maravilha (2017), que arrecadou US$ 821,8 milhões em bilheteria no mundo todo e é protagonizado pela israelense Gal Gadot, além dos seriados Grey's Anatomy (2005), um dos dramas mais populares da televisão americana, e Sex and the city (1998), seriado da HBO estrelado por Sarah Jessica Parker.

A coletânea, de autoria de Allan Heinberg e do desenhista Jim Cheung, chegou às bancas no Brasil em abril e traz uma cena de dois personagens masculinos se beijando. Segundo o prefeito, a cena seria "conteúdo sexual para menores".

No universo dos quadrinhos , Heinberg foi o criador dos dois personagens que causaram polêmica: Wiccano e Hulkling. Ele os lançou na série Jovens Vingadores, da Marvel Comics.

O escritor também criou uma história em cinco partes da Liga da Justiça para a DC Comics junto com Geoff Johns em 2005 e escreveu uma série de quatro edições da HQ da Mulher Maravilha . De acordo com o site IMDb, ele deixou de escrever os quadrinhos quando ficou difícil conciliar o trabalho com sua atribulada carreira na TV.

Já o ilustrador dos quadrinhos, Jim Cheung, é um desenhista britânico de quadrinhos mais conhecidos por trabalhar em histórias da Marvel, como Novos Vingadores , Illuminati , Jovens Vingadores e Vingadores . 


A edição especial que desagradou Crivella conta a trajetória de Wiccano e seu irmão Célere, que precisam da ajuda da Feiticeira Escarlate para descobrir informações sobre seu passado, em uma jornada que envolve seus colegas dos Jovens Vingadores e grandes vilões da Marvel, como Dr. Destino e Magneto"(revistaépoca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário