A arqueologia sempre nos surpreende e mais uma descoberta traz luz sobre a Civilização Romana. Na cidade de Exeter foi encontrado um forte romano durante uma escavação para melhoria no sistema de transporte público.
"Foi em meio às reformas para melhorar o sistema de transporte público na cidade de Exeter, na Inglaterra, que trabalhadores encontraram os restos de um forte construído pelo Império Romano. A área, que está sendo estudada por profissionais da empresa Cotswold Archaeology, ainda não foi completamente explorada, mas os especialistas já estão animados com o achado.
Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Andrew Pye, oficial de arqueologia do conselho da cidade, disse que a descoberta se soma a outras e mostra quão importante foi a região de Exeter na época em que os romanos dominaram a Grã-Bretanha.
Para o especialista, chama atenção também que o forte está em ótimo estado de conservação, considerando que a Inglaterra sofreu bombardeios durante as Grandes Guerras. “Juntamente com outros trabalhos recentes em Exeter, o forte demonstra o quanto da história da cidade ainda pode sobreviver em lugares improváveis, apesar dos danos causados pelos bombardeios e pelas modernas fundações de concreto", afirmou Pye.
Já Stephen Rippon, da Universidade de Exeter, acredita que paralelos podem ser traçados entre a descoberta e outros sítios arqueológicos da região com o intuito de descobrir sua utilidade. Além disso, o arqueólogo afirma que é difícil prever com exatidão o quão grande o forte era. "Isso mostra por que é tão importante que ocorram escavações arqueológicas", acrescentou à BBC.
Além dos restos do forte, os pesquisadores encontraram moedas, cerâmica e utensílios de cerâmica típicos do Império Romano. Uma vala romana também foi descoberta na região.
“A natureza inesperada dessa descoberta e o significado de encontrar características militares romanas anteriormente não documentadas nesta área da cidade fizeram desse um projeto desafiador e interessante", afirmou Derek Evans, gerente de projeto de campo do escritório de Exeter."
Nenhum comentário:
Postar um comentário