O World Cleanup, ou Dia Mundial da Limpeza, começou em 2008 na Estônia, quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas.
O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 158 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo.
No Brasil o movimento começou em 2011, através do Instituto Limpa Brasil Let’s do It! e conta com a mobilização nacional por meio do Instituto e do Projeto Teoria Verde.
Em 2018, no Brasil, a ação conseguiu reuniu 363 cidades. Mais de 100 mil pessoas retiraram 2 mil toneladas de resíduos de praias, rios, praças, parques, avenidas, ruas e terrenos. A mobilização nacional ocorre pelo Instituto Limpa Brasil e Teoria Verde, e nesse ano, a ação pode ser considerada a maior já realizada no Brasil com mais de 1200 cidades confirmadas.
As ações programadas em Cuiabá, Várzea Grande e Pantanal já possuem mais de mil voluntários cadastrados e será a maior já realizada em simultâneo na região. É muito bom que essas ações aconteçam antes do início das chuvas, caso contrário termos alagamentos, muita sujeira nos rios como em todos os anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário