Mesmo durante a pandemia da Covid 19, os arqueólogos não deixaram de trabalhar e as descobertas do mês de janeiro/2021 foram apresentadas ao mundo. Pena que a maioria delas não vão estar nos livros didáticos e daí você depara com o aluno em pleno Séc. XXI, duvidando da existência dos dinossauros. Bom, pelo menos eu faço toda questão de falar e postar sobre isso...
"1. Centenas de moedas de ouro e cobre do século 19 no Pará
Na cidade de Colares, no nordeste do Pará, um tesouro contendo centenas de moedas de ouro e bronze datadas do século 19 foi encontrado em um quintal de uma residência. Uma das moedas remonta a 1819.
2. Tesouro de ouro na Ucrânia
Pesquisadores encontraram, na Fortaleza Dacian de Mala Kopania, localizada no oeste da Ucrânia, fragmentos feitos de ouro que acredita-se serem parte de um ‘anel de pescoço’, também conhecido como ‘torque’. O curioso é que o fato de colar estar quebrado em pedaços pode estar relacionado a alguma espécie de ritual.
3. Planta alucinógena em recipientes dos antigos Maias
Durante a análise de 14 artefatos descobertos na península de Yucatán, no México, enterrados há mais de mil anos, pesquisadores detectaram a presença de calêndula mexicana, uma planta conhecida pelos seus efeitos alucinógenos. Também foi encontrado tabaco seco e curado. Os pesquisadores acreditam que essa mistura era feita para deixar o fumo mais ‘agradável’.
4. Artefatos impressionantes, incluindo ‘joia’ de 10 mil anos, nos Estados Unidos
Na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, pesquisadores localizaram centenas de artefatos antigos, dos mais diferentes períodos históricos. Ao encontrarem ferramentas de 1.500 anos, os arqueólogos afirmaram que o local pode ter sido um acampamento para nativos nômades. O mais impressionante, porém, foi um pedaço de pedra quebrado e polido, com buracos. Com 10 mil anos, é provável que ele tenha sido uma espécie de joia.
5. Fóssil na Argentina, que pode ser de maior criatura que já existiu
Na província de Neuquén, no noroeste da Patagônia, Argentina, especialistas descobriram o fóssil de um dinossauro enterrado. Agora, com ele semi-escavado, acredita-se que o esqueleto seja de um titanossauro, um dinossauro de pescoço longo, que viveu há 98 milhões de anos. O mais impressionante é o seu tamanho, que pode colocá-lo na posição de maior criatura que já existiu na Terra."(aventuranahistoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário