Eu como Historiadora ainda estou estarrecida com a invasão do Congresso americano na tarde de ontem. A primeira vez que isso aconteceu foi há mais de 200 anos ou seja, em 1812, quando foi dominado por tropas britânicas invasoras. Mesmo em férias não podemos deixar de comentar e acompanhar com ansiedade os últimos dias do desgoverno Trump.
A primeira vez que o Capitólio foi invadido envolve a Guerra Anglo-Americana, iniciada em 1812, quando a Inglaterra invadiu o país norte-americano. Em agosto de 1814 ocorreu a Batalha de Washington. Tropas europeias invadiram a capital Washington, ocupando o Capitólio e a Casa Branca, sede do presidente da república dos EUA
O Congresso ou Capitólio é localizado na capital dos EUA, Washington, DC (Distrito de Columbia), o local é a sede do Congresso da nação e abriga o Senado e a Câmara dos Representantes. O Congresso tem o poder de fazer leis, declarar guerras, arrecadar e prover dinheiro público e fiscalizar os gastos, além de votar impeachments e julgar funcionários federais. Também aprova nomeações presidenciais e aprova tratados negociados pelo Poder Executivos e pode supervisionar investigações.
Com construção iniciada em 1793, após o então presidente George Washington colocar a pedra fundamental da obra, o Congresso foi ter sua primeira sessão em 17 de novembro de 1800. O prédio imponente foi projeto originalmente por William Thornton, mas foi modificado posteriormente. O edifício tem sua cúpula central e mais duas alas: no norte, está situado o Senado e na parte sul, os Representantes. O local dispõe de galerias no andar superior, para visitantes que queiram assistir as sessões. Uma das marcas do prédio é uma Estátua da Liberdade colocada bem no topo da construção central.
A democracia americana não é perfeita todos sabemos disso, mas foi a primeira Revolução do Ocidente de onde saiu a primeira Constituição, 1776, com os princípios iluministas de Igualdade, Liberdade e Fraternidade. Foi tão importante que influenciou todas as Colônias a lutarem por suas independências, inclusive no Brasil. Então,não foi apenas a invasão de um prédio, mas a desmoralização das instituições Democráticas do Mundo todo.!
Esse dia entrou para a História como o dia em que um presidente tentou dar um golpe no Estado Democrático mais importante das Américas. E falar em fraudes eleitorais num país onde a Corrupção é punida na forma da Lei, é desconhecer a História dos Estados Unidos da América.
Depois do caos provocado pela invasão dos apoiadores de Trump, um episódio dos Simpsons foi o mais comentado da tarde...
"Os Simpsons acerta mais uma previsão chocante envolvendo os Estados Unidos.
As previsões de Os Simpsons ganharam fama, há tempos, na internet. Nesta quarta-feira (6), o desenho protagonizado por habitantes de Springfield acertou mais uma! No caso, a invasão ao Capitólio.
Apoiadores do derrotado Donald Trump invadiram a sede do congresso americano em Washington durante a contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral, que certificou a vitória de Joe Biden nas eleições de novembro.
Uma mulher foi baleada durante a confusão, que exigiu reforço policial, além da retirada dos parlamentares da área de risco – incluindo o hoje vice Mike Pence, presidente da sessão.
Diante da balbúrdia, Trump, que incitou a invasão, pediu através das redes sociais que os manifestantes recuassem. O quase ex-presidente dos Estados Unidos, cabe lembrar, custa a admitir o resultado das urnas.
Na sequência de tais acontecimentos, usuários do Twitter resgataram trechos de Treehouse of Horror XXXI, quarto episódio da 32ª temporada de Os Simpsons, exibido como especial de Halloween em 1° de novembro de 2020.
Na trama, Homer demora a decidir em que votará para presidente. A filha Lisa então o ajuda a recordar as controversas atitudes de Donald Trump ao longo dos quatro anos de mandato.
Tudo, porém, não passa de um sonho. Quando desperta, Homer percebe que perdeu a oportunidade de votar – numa clara mensagem de apoio à eleição nos Estados Unidos, onde o voto não é obrigatório.
O cenário apolítico decorrente do esquecimento de Homer foi associado à invasão ao Capitólio. Na ficção, com os protestos por conta da posse do novo presidente, em 20 de janeiro de 2021, o governo e as forças de segurança pública entram em colapso. E Springfield acaba destruída… Trechos destas cenas foram replicados no Twitter ao longo da tarde.
Cabe lembrar que, em 2000, Os Simpsons previram a eleição de Trump. Também a derrota do Brasil para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014 – por 2 x 0; na “vida real”, 7 x 1. Este mesmo episódio destacou a nota de R$ 200, recém-lançada."
Nenhum comentário:
Postar um comentário