Domingão de primavera quenteeee e o jeito é ficar em casa curtindo a netflix. A minissérie Vingança Sabor Cereja estreou na Netflix trazendo muitos sustos, alfinetadas ao sistema abusivo de Hollywood e hits dos anos 1990 na trilha sonora - mas a produção tem um curioso atrativo adicional para os espectadores brasileiros: a protagonista da história também é do nosso país!
A trama é centrada em Lisa Nova, uma aspirante a cineasta que nasceu no Brasil e tenta a sorte na carreira em Los Angeles. A personagem é interpretada por Rosa Salazar, que nasceu e cresceu nos EUA, mas tem pai de ascendência peruana. Curioso perceber, inclusive, que a atriz não mostra nem vestígio de sotaque (gringo ou castelhano) quando precisa arriscar palavras em português na série.
"Episódio 1 - São Conrado
Quando conta a sua história de vida para o poderoso produtor Lou Burke (Eric Lange), que topa financiar seu longa-metragem, Lisa menciona que nasceu em São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro.
O bairro é onde se localiza a famosa Pedra da Gávea, além de ser cenário de contrastes econômicos radicais - a favela da Rocinha foi separada da região administrativa de São Conrado nos anos 90, mas segue aparecendo em fotos ao lado dos condomínios e shoppings de luxo que caracterizam o restante do bairro.
As poucas imagens que vemos da infância de Lisa em Vingança Sabor Cereja são caracterizadas pela proximidade com a natureza. As fotos que ela tem da mãe contam com vegetação densa ao fundo, por exemplo, e em certo ponto ela descreve o ar úmido e fragrante de uma floresta.
Até aí, confere: São Conrado é mesmo um dos bairros do Rio onde é possível, mais facilmente, entrar em contato com o meio ambiente.
Episódio 2 - Guaraná Antarctica
Logo no início do capítulo, a bruxa Boro (Catherine Keener) oferece para Lisa uma bebida que descreve como “frutas silvestres com baunilha”, prometendo que isso vai ajudá-la a lidar com uma garganta inflamada.
A cor, formato e rótulo da garrafa entregam: trata-se do brasileiríssimo Guaraná Antarctica. A protagonista até se lembra de beber o refrigerante quando era criança.
A bebida foi lançada em 1921 pela Companhia Antarctica, em São Paulo (SP), que mais tarde se fundiria com a Brahma para formar a gigante Ambev. Hoje, o guaraná é produzido em fábricas no Brasil, no Japão e em Portugal, além de ser exportado para vários outros países, incluindo os EUA.
Episódios 3 e 4 - Aranha-bananeira
Buscando vingança contra Lou, que a assedia e prejudica profissionalmente, Lisa sugere a Boro que faça o produtor ser picado por “uma aranha brasileira que fará o p** dele ficar duro por dias até cair”. Apesar da frase passar batida no momento, a bruxa mais tarde entrega o prometido, embora o alvo na verdade seja o filho de Lou, Jonathan (Daniel Doheny).
O tal aracnídeo existe mesmo: é a aranha-bananeira, nome científico Phoneutria nigriventer. Grande (até 15 cm), ágil e super venenosa, a picada desta espécie provoca problemas respiratórios, parálise e eventual asfixia. Um efeito colateral curioso, no entanto, é o priapismo, termo elegante que os médicos usam para descrever uma dolorosa ereção involuntária do pênis, que pode durar até 4 horas e normalmente leva à impotência.
Embora seja encontrada com mais frequência no Brasil e em outros países sul-americanos, também existem populações significativas de aranhas-bananeira em algumas regiões dos EUA - logo, não é tão impossível que Boro tenha encontrado uma para enviar para a família de Lou.
Episódio 5 - Cataratas do Iguaçu
Neste capítulo decisivo, enquanto Lisa é atacada por um intruso em seu apartamento, podemos ver claramente, pela primeira vez, que uma das paredes do seu quarto é decorada com um quadro mostrando as Cataratas do Iguaçu.
Um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil, as cataratas são consideradas Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Localizadas na fronteira entre o estado do Paraná e a Argentina, elas são visitadas por milhões de brasileiros e estrangeiros todos os anos.
É verdade que as cataratas não ficam exatamente perto da antiga casa de Lisa no Rio de Janeiro, mas não é inconcebível que ela tenha as visitado em algum ponto, ou simplesmente mantenha o quadro na parede do quarto para se lembrar do seu país natal.
Episódio 6 - O “jaguar branco”
As referências ao animal acontecem durante toda a série - ele estampa uma parede do lado de fora da casa de Boro, por exemplo -, mas é no sexto episódio que a bruxa finalmente conta a sua mística história de origem, que envolve um jaguar branco com propriedades mágicas originário do Brasil.
De fato, uma onça parda com leucismo, anomalia genética que afeta a coloração do pêlo e faz com que ele seja branco, foi fotografada pela primeira vez em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, em 2013. O animal é extremamente raro, e não foi visto novamente desde então.
Vingança Sabor Cereja erra, no entanto, ao mostrar - alguns capítulos mais tarde - a pele do tal jaguar branco transformada em um sofá. A peça de mobília usada pela direção de arte é rajada de preto e branco, no padrão de um tigre, enquanto a onça com leucismo é inteira branca."
Nenhum comentário:
Postar um comentário