As férias escolares estão quase no fim, mas ainda dá para ler algumas obras de fantasia como a saga A Roda do Tempo. O universo de A Roda do Tempo é bastante rico e comparado à Terra Média do Senhor dos Anéis, do escritor J.R.R. Tolkien. Por causa disso, a franquia recebeu histórias de prólogo (como o livro New Spring, lançado em 6 de janeiro de 2004) e contos em formato de antologia (River of Souls, de 2013, e A Fire Within the Ways, em 2019), por exemplo.
E além de obras em formato de enciclopédia, que contam mais detalhes sobre o universo e exibem mapas do mundo, a franquia também se expandiu para outras mídias como histórias em quadrinhos, jogos eletrônicos, músicas e mais recentemente a série do Amazon Prime Vídeo.
O fandom de A Roda do Tempo é tão grande que tem até mesmo uma convenção própria, chamada de JordanCon em homenagem ao criador da história. Ela é realizada anualmente em Atlanta, na Geórgia, desde 2019 e só deixou de acontecer no ano passado devido à pandemia causada pelo coronavírus.
Eu sempre prefiro os livros aos filme e séries, entretanto algumas adaptações são boas quanto os originais. Então, fica minha recomendação para os leitores vorazes como eu.
'' O Amazon Prime Video estreou A Roda do Tempo. O novo seriado é uma adaptação de uma saga de 14 livros que foi lançada entre 1990 e 2013 nos Estados Unidos. O autor da história original é James Oliver Rigney Jr., norte-americano mais conhecido pelo pseudônimo de Robert Jordan. Nascido em 17 de outubro de 1948, no estado da Carolina do Sul, o autor faleceu em setembro de 2017 aos 58 anos.
A franquia literária é considerada uma das mais bem-sucedidas de todos os tempos, tendo alcançado um grande sucesso de público e crítica.
Robert Jordan planejava que A Roda do Tempo fosse uma saga com 6 livros, o que acabou não acontecendo porque o universo da franquia cresceu bastante no caminho. O criador já trabalhava no que seria o último livro (12º), mas acabou falecendo em decorrência de uma doença cardíaca. O fato fez com que o amigo e também escritor Brandon Sanderson fosse contratado para terminar a última obra.
Com os andamentos dos trabalhos para finalizar o 12º livro, Sanderson percebeu que a última obra ficaria muito grande e decidiu dividi-la em três. Com isso, a série principal foi finalizada com nada menos do que 14 livros publicados.
Com o sucesso internacional dos livros A Roda do Tempo, a franquia acabou chegando também em português ao Brasil. O trabalho com a obra foi realizado pela editora Intrínseca, que traduziu e comercializou o primeiro dos livros em 28 de agosto de 2013 por aqui, quando os lançamentos da saga principal já haviam sido encerrados.
Atualmente, o país já recebeu metade dos 14 livros do enredo principal. Veja, a seguir, os títulos oficiais e as datas de lançamentos dos livros de A Roda do Tempo no Brasil:
1. A Roda do Tempo: O Olho do Mundo (28 de agosto de 2013);
2. A Roda do Tempo: A grande caçada (30 de maio de 2014);
3. A Roda do Tempo: O Dragão Renascido (1º de outubro de 2014);
4. A Roda do Tempo: A Ascensão da Sombra (30 de agosto de 2015);
5. A Roda do Tempo: As Chamas do Paraíso (20 de agosto de 2016);
6. A Roda do Tempo: O Senhor do Caos (18 de abril de 2018);
7. A Roda do Tempo: Uma Coroa de Espadas (5 de outubro de 2021).''
Nenhum comentário:
Postar um comentário