terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Pomerode - um pedaço da Alemanha no Brasil

 Pin em praias

Com a Covid 19 e a Influeza em alta no Brasil, viajar nas férias somente vacinado e seguindo um rigoroso protocolo de saúde. Sem esquecer que estamos no verão e as chuvas estão caindo em todas as regiões, então antes de marcar a viagem dos sonhos é melhor verificar as condições climáticas e só depois fechar o pacote. Já ouviu falar sobre Pomerode em Santa Catarina, se não é uma boa pedida para quem não tem grana para ir na Alemanha por enquanto. Além de aprender um pouco de História dos imigrantes no Sul do Brasil é claro...
 

''Ela é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, recebe milhares de visitantes em períodos como a Festa Pomerana (janeiro), Osterfest (Páscoa) e Weihnachtsfest (Natal), mas os viajantes brasileiros e estrangeiros já descobriram centenas de motivos para conhecer Pomerode em qualquer época do ano.

A cidade com 33 mil habitantes no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina, capricha na hospitalidade, abre as portas com carinho para quem chega de fora e ama apresentar seus costumes e tradições aos visitantes.
A Rota do Enxaimel em Pomerode | Expedições em Família 

1. Rota do Enxaimel

O nome enxaimel é dado à técnica construtiva em que as casas são feitas com uma armação de madeira sem qualquer tipo de pregos, apenas encaixadas, e preenchidas com tijolos.

É um modelo trazido da Alemanha colonial e mantido até hoje com incentivos da prefeitura em Pomerode. Com quase 232 construções neste formato, criou-se a Rota do Enxaimel, onde é possível conhecer de perto as residências e conversar com os moradores. Muita gente também tem apostado neste roteiro como um treinamento para Santiago de Compostela, por conta da similaridade de clima e percurso com terra de chão batido. Clubes de caça e tiro, riachos e cachoeiras integram o belo percurso.
Rota do Imigrante, um tour cultural por Pomerode - Casa de Doda 

2. Rota do Imigrante

Amantes da gastronomia e do jeito simples de viver a vida se encantam com a Rota do Imigrante de Pomerode. Um passeio guiado leva os visitantes a entrar na casa dos moradores, residências antigas, cujas famílias fazem questão de manter o mesmo ritmo dos antepassados. São praticamente museus onde se mantêm moradia. E depois da conversa com os proprietários, hora de experimentar a comida típica. Cucas, pães com ovo e sardinha, geleias, conservas, cerveja artesanal… A lista é grande, o sabor indiscutível e há a vantagem de poder levar estes produtos para casa. Come-se –-muito e bem– e, pela gastronomia, Pomerode conquista mais uma leva de visitantes.
Vale Europeu ::. 

3. Rota dos Museus

A ‘Pequena Alemanha’ espera cada visitante de braços abertos para inesquecíveis passeios que oferecem uma rica imersão nas tradições, costumes, saberes e fazeres dos imigrantes pomeranos. E a acolhedora cidade possui seis diferentes museus, deixando firme na memória o dia a dia da comunidade desde o seu surgimento.São espaços que celebram a própria história, os imigrantes, os marceneiros (que deram força ao crescimento), a porcelana (especialidade da região e que também fomenta a economia atual), a escultura e a cultura local.
Vale Europeu - Rota Germânica: Blumenau Ilhota e Pomerode 

4. Rota das Raízes Germânicas

Emoldurada pela paisagem de um belo vale, a Rota das Raízes Germânicas oferece aos visitantes a experiência de vivenciar as tradições alemães.

Emoldurada pela paisagem de um belo vale, a Rota das Raízes Germânicas oferece aos visitantes a experiência cultural do bem viver em comunidade, herança dos primeiros colonizadores e empreendedores que se estabeleceram na localidade de Pomerode Fundos.

O visitante se emociona com a força trazida pelos antepassados, mantida até hoje, e conhece como vivem os descendentes que optaram por preservar este patrimônio histórico.

Pelo caminho, pontos turísticos são parada obrigatória, como o Morro da Turquia e seus 586 metros de altura, o Restaurante Rancho Verde e até a fábrica de Velas Guenther. Tem ainda o Vale das Tilápias e a Casa do Imigrante Carl Weege. Detalhes de uma região que se mantém preservada, como há quase 150 anos.
7 bons motivos para visitar Pomerode em qualquer época do ano 

5. Rota da Colonização

A atmosfera dos colonizadores sustenta este roteiro que consiste em um charmoso passeio pela história dos empreendedores que colonizaram Pomerode em diferentes momentos da história.

O turista conhece e pode comprar produtos feitos com qualidade, dedicação e criatividade, além de se encantar com a saga dos alemães que desbravaram a região e tornaram Pomerode uma referência na produção industrial, na economia criativa e na valorização das tradições, da língua e da memória de seus antepassados. No caminho podem ser adquiridos artigos têxteis, cristais e produtos artesanais. Vale também uma visita até o Morro Azul, que possui 764 metros de altitude e proporciona a vista panorâmica de praticamente toda Pomerode, Timbó, Blumenau, Indaial e quando o clima favorece, é possível ver o oceano Atlântico na região de Barra Velha, Litoral Norte catarinense.''

 Prepare o traje típico, a Festa Pomerana vem aí - Testo Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário